“O Mistério da Amenta das Almas”, na vila de Loriga é a primeira iniciativa a integrar o plano de animação do projeto das Aldeias de Montanha, na rúbrica Serões de Aldeia, que prevê valorizar e dignificar as tradições mais importantes para a identidade destas povoações.
A “Amenta das Almas”, prática religiosa de oração pelas almas durante a quaresma, é uma tradição na vila de Loriga que tem lugar na noite de sábado para domingo, habitualmente por volta das 2h da manhã, e que este domingo se realizará, excecionalmente, à primeira hora.
Este “Serão” terá início no adro da igreja, onde a figura do guardião da aldeia surge pela primeira vez, enquanto anfitrião que fará a explicação dos momentos a decorrer. De seguida seis homens posicionam-se em cinco locais distintos da localidade, e durante cerca de meia hora entoam cânticos em orações.
Paralelamente foi lançado o desafio à restauração de Loriga para apresentar gastronomia típica da páscoa, para que os visitantes possam viver em pleno a tradição pascal.