Arquivo

Ambulância rende helicóptero do INEM em Aguiar da Beira

Decisão foi anunciada pelo ministro da Saúde na apresentação do concurso público para locação de meios aéreos a partilhar com o Ministério da Administração Interna

Aguiar da Beira vai deixar de ter sediado um helicóptero do INEM, anunciou o ministro da Saúde na última sexta-feira, que, em contrapartida, indicou a instalação de mais uma ambulância.

Além daquela vila do distrito da Guarda, para onde tinha sido deslocalizado o meio aéreo estacionado em Santa Comba Dão, também o helicóptero estacionado em Macedo de Cavaleiros será substituído por uma ambulância. Estas mudanças foram divulgadas durante a cerimónia de apresentação do concurso público para a disponbilização e locação de meios aéreos, sazonais e permanentes, lançado conjuntamente pelos ministérios da Saúde e da Administração Interna. Na ocasião, Paulo Macedo especificou que, com este procedimento, «todas as populações vão ficar melhor cobertas» em termos de helicópteros de emergência. Segundo o governante, o concurso público internacional, que garantirá um dispositivo de 50 aeronaves durante cinco anos, prevê a partilha entre os dois ministérios de três meios aéreos para os anos de 2013 e 2017.

«O que passamos a ter com este dispositivo é o Centro e o Alentejo com uma cobertura sem paralelo. Depois, se o helicóptero estará baseado na cidade A ou B, isso foi claramente uma segunda análise. O que nos interessa é a cobertura nacional e assegurar a acessibilidade em termos de tempo», argumentou o ministro. Em dezembro do ano passado, o presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) revelou que o helicóptero de Aguiar da Beira poderia deixar de voar durante a noite por causa da sua reduzida atividade. Na altura, Miguel Soares de Oliveira disse que as aeronaves colocadas em Macedo de Cavaleiros, Loulé e Aguiar da Beira – ao serviço desde 1 de abril de 2011 – efetuavam, «em média, meia saída por dia, o que representa uma baixa eficiência a gastos grandes», da ordem dos 1,8 milhões de euros por ano.

Fernando Andrade, presidente da Câmara aguiarense, não gostou e reuniu com o presidente do INEM, que protelou a decisão. A base do INEM de Aguiar da Beira, que inclui a aeronave e uma ambulância tripulada, começou a funcionar após a conclusão dos trabalhos de adaptação da helipista local. A decisão de sediar na vila – mas também em Loulé e Macedo de Cavaleiros – helicópteros de emergência médica foi anunciada em Novembro de 2008, no âmbito da reorganização da rede de urgência e emergência. Em contrapartida, fechou o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) local. A base serve concelhos dos distritos da Guarda, Viseu e Vila Real.

Luis Martins Aeronave está ao serviço há pouco mais de um ano

Ambulância rende helicóptero do INEM em
        Aguiar da Beira

Sobre o autor

Leave a Reply