Arquivo

Amantes das “bikes” dão show na Covilhã

Covilhã Downtown vai disputar-se a 10 de Setembro

As ruas antigas da “cidade neve” vão estremecer a 10 de Setembro com o Covilhã Downtown, uma modalidade de BTT realizada em ambiente citadino. A prova é promovida pela Estrela Radical, uma associação de jovens amantes das “bikes” que resolveram dar a conhecer o “downhill urbano” aos covilhanenses e incutir por cá o espírito que se vive na capital durante o “Lisboa Downtown”.

A cidade reúne as condições naturais «por excelência» para a prática deste desporto, justifica Pedro Rodrigues, um dos promotores, nomeadamente escadas, curvas apertadas, ruas estreitas e descidas íngremes. Apesar de só terem por enquanto 35 inscrições, a organização conta com a presença de mais de uma centena de participantes, entre os quais os melhores “riders” nacionais. Para já, está confirmada a vinda de Marco Fidalgo (terceiro classificado do Nacional), Emanuel Pombo (representante de Portugal no Mundial de “Downhill”, que se realiza este fim-de-semana em Itália) e Paulo Martins. A descida vai decorrer desde o Estádio Santos Pinto até ao Jardim Público, um percurso troços íngremes e mais de 200 escadas. Até ao Largo da Infantaria XXI, onde está a meta, os bêtetistas terão que percorrer 1.300 metros a todo o gás, passando pelo Parque Alexandre Aibéo, Igreja do Calvário, as escadas do Castelo, Travessa da Quebrada, a Rua Ruy Faleiro e descer em direcção às escadas do jardim. Pelo meio, há obstáculos para superar, como um salto por cima de um automóvel. E isto em duas mangas (14 e 15h30), estimando-se que os mais rápidos terminem cada manga em cerca de dois minutos. Durante a manhã, o espectáculo também está garantido durante os treinos livres.

A primeira edição do Covilhã Downtown é um «ensaio para que no próximo ano a cidade possa estar integrada numa prova do Nacional», adianta João Plácido, outro membro da associação. «Temos um dos melhores “downtowns” nacionais, quer em termos de percurso como de distâncias», acrescenta Pedro Rodrigues, revelando que a Estrela Radical tem um site onde se poderá visualizar um vídeo sobre o percurso. «É para os atletas conhecerem melhor a descida antes do dia da prova», refere. E para dar mais credibilidade ao evento, a contagem dos tempos é da responsabilidade da “Cronometragens”, a mesma empresa do Nacional e da Taça de Portugal. Reduzido em 250 euros por falta de apoios, o “prize money” total a distribuir pelos primeiros 15 classificados será de 1.000 euros, sendo que 300 destinam-se ao vencedor. As inscrições continuam em aberto até ao dia da prova em www.covilhadowntown.com ou no local.

Sobre o autor

Leave a Reply