Arquivo

Alunos estrangeiros elogiam o IPG

No Instituto Politécnico da Guarda decorreu, recentemente, a sessão de receção aos 80 alunos estrangeiros em programas de mobilidade, no primeiro semestre deste novo ano letivo. Estes alunos são oriundos de Espanha, Itália, Turquia, Lituânia e Brasil e juntam-se, assim aos restantes estudantes estrangeiros que estão a frequentar cursos no Instituto Politécnico da Guarda.

Na referida sessão para além do conhecimento mútuo que foi proporcionado, o Gabinete de Mobilidade e Cooperação prestou um conjunto de informações e esclarecimentos com o objetivo de viabilizar uma melhor estada destes novos alunos do IPG, distribuídos pelas quatro Escolas Superiores.

Gelson Almeida Filho (oriundo da Faculdade de Engenharia de Sorocaba, Brasil) disse-nos que a sua expetativa era” encontrar uma boa faculdade, numa cidade ótima, barata, acolhedora e pequena, porém sem muitos alunos estrangeiros. Na realidade encontrei não uma boa, mas uma excelente instituição de ensino, com muitos alunos estrangeiros.”

Este estudante brasileiro acrescentou que a “experiência trocada, as diferenças de culturas, as amizades distintas, as diferenças de idioma, tudo nos trás algo inexplicável, tudo isso aqui na Guarda que é uma cidade extraordinária”; para Gelson Filho, o povo português é “um exemplo de humanidade. Tenho vontade de trazer a família pra cá e morar pra sempre nestes belos ares.”

Gabrielle Camolesi de Matos, estudante de engenharia civil, considera a Guarda uma cidade “realmente muito segura e aconchegante, onde as pessoas são acolhedoras e recetivas. Quando percebem que somos estrangeiros, procuram nos dar ainda mais atenção, nos ajudam e sempre nos falam para nos prepararmos para o frio…o qual ainda não conheci, mas espero ansiosamente para poder conhecer em conjunto, com a neve. Pessoalmente, tenho muitas expectativas para esta Mobilidade Académica.”

Esta estudante brasileira referiu-nos que quando se inscreveu para frequentar um programa de mobilidade em Portugal “não estava muito segura de como seria”. Até que recebeu um e-mail dizendo que tinha sido aceite no Instituto Politécnico da Guarda.

“Fiquei contente e com muitas expectativas para o programa! Eu e uma amiga já havíamos reservado um quarto para morar em Guarda durante o período de mobilidade. Assim que chegamos na cidade, quem nos recebeu na casa foi uma jovem turca que não falava português, apenas se comunicava em inglês com estrangeiros…então foi uma ótima oportunidade para treinar a língua inglesa.”

Referindo-se ao Politécnico da Guarda diz que foi “muito bem recebida. Todos são muito atenciosos e procuram nos ajudar ao máximo”.

Opinião idêntica tem a sua colega Maila Oliveira. “Quando cheguei ao IPG fui muito bem recebida por todos, são muito atenciosos e nos ajudaram em tudo que precisamos”.

Esta aluna de engenharia civil comentou-nos que “a experiência está sendo incrível, todos os dias uma experiência nova, e no Instituto Politécnico da Guarda tenho a possibilidade de conviver e conversar com pessoas do mundo todo. Acredito que terei facilidade em me adaptar a um novo país, a cidade é muito bonita, e as pessoas estão sempre prontas a ajudar, cada dia está sendo uma aprendizagem nova, conhecemos pessoas novas, palavras novas, além do sotaque português.”

Aluno de Marketing, o brasileiro Thiago Silva está satisfeito com a sua vinda para o Politécnico da Guarda, onde vai ficar durante três anos. “Sair do País de origem para estudar em outro País às vezes se torna um grande desafio, culturas diferentes, pessoas diferentes um lugar totalmente desconhecido. Mas desde o primeiro dia, no IPG, todo esse medo do desconhecido se transformou em tranquilidade e aumentou a certeza de que irei aprender muito.” Afirmou ao nosso jornal.

“Tive um grande apoio do Gabinete de Mobilidade e Cooperação do Instituto Politécnico da Guarda, onde me deram todo auxílio e suporte. Fico muito grato a cada pessoa que mostrou empatia e principalmente, o amor e compromisso com o trabalho prestado”. Disse ainda Thiago Silva.

Gelson Filho Gabrielle de Matos Maila Oliveira Thiago Silva

Sobre o autor

Leave a Reply