Arquivo

Alunos embelezam duas rotundas da cidade

Pinhel

A Câmara desafiou os alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel a embelezar duas rotundas da cidade e o resultado foi inaugurado na passada quinta-feira.

A rotunda dos Lápis de Cor fica junto ao Agrupamento de Escolas e foi obra de Patrícia Matias e Adriana Pinto, do curso de Artes. Já a rotunda dos Chupa-Chupas situa-se em frente ao quartel dos bombeiros num projeto de Tiago Martins e André Morgado, do 11º ano do mesmo curso. Esta última cerimónia ficou marcada pelo luto e a emoção devido ao recente falecimento de Tiago Martins, que morreu afogado na barragem de Vascoveiro no passado dia 9. De acordo com a autarquia, a primeira obra é uma homenagem aos jovens e aos pinhelenses «que acreditam na educação, como veículo para uma sociedade melhor e mais justa», através do objeto mais característico e indispensável no meio escolar – o lápis. Assim, as autoras criaram 13 lápis gigantes, construídos com postes de telefone, e cujas medidas diferentes mostram «a versatilidade e os diferentes ritmos de crescimento do ser humano e o desenvolvimento da cidade de Pinhel».

Já os chupa-chupas, símbolos da infância, querem homenagear todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Pinhel, sendo que cada ciclo de aprendizagem está representado por um elemento. A rotunda onde foram instalados apresenta uma espécie de montanhas que simbolizam «os altos e baixos (adversidades) dos estudantes ao longo do seu percurso escolar», refere o município. As bolas dos chupas-chupas foram pintadas com a respetiva cor de cada ciclo (amarelo, laranja, rosa, verde e azul), de acordo com o logótipo do agrupamento de escolas. Para Rui Ventura, presidente da autarquia, estes projetos demonstram «a motivação e o empenho de todos os que se envolveram e são uma prova de que a cooperação e união de esforços resulta e bem». Com o envolvimento da comunidade escolar a edilidade pinhelense conta intervir em mais quatro rotundas da cidade num futuro próximo.

Lápis de cor e chupa-chupas foram idealizados por Patrícia Matias,  Adriana Pinto, Tiago Martins e André Morgado

Sobre o autor

Leave a Reply