Arquivo

Almeida quer «enchente» para a Festa do Bacalhau

“Fiel amigo” volta a ser “rei” durante este fim-de-semana, em conjunto com a Feira das Artes e da Cultura

A Festa do Bacalhau, agendada para este fim-de-semana e para 7 e 8 de Junho, volta a ser um bom motivo para levar turistas espanhóis, mas também portugueses, até Almeida. Simultaneamente, e com o intuito de oferecer mais motivos para uma visita ao concelho, a autarquia promove a segunda edição da Feira das Artes e da Cultura. Do vasto conjunto de actividades programadas, destaque para a entronização da Confraria dos Aromas e Sabores Raianos.

Ao contrário do que sucedeu na primeira edição, que decorreu no ano passado numa organização da Agência para a Promoção de Almeida, desta feita a Festa do Bacalhau, que conta com 15 restaurantes aderentes, é promovida pela Câmara Municipal. Batista Ribeiro explica que «quem lidera e tomou a iniciativa e a gestão da iniciativa foi o município», mas que a actividade também «conta com a participação da Agência». O edil reconhece que as expectativas para a segunda edição da Festa do “fiel amigo” são «grandes», aguardando uma «grande enchente», até pela «promoção ao evento que está a ser feita, tanto em Espanha como em Portugal», realça. Isto apesar das previsões meteorológicas não serem as melhores, «a ver se o tempo não nos prega uma partida», acrescenta. O autarca salienta que este evento gera «uma mobilização dos agentes locais a nível de restauração, comércio e hotelaria». No entanto, o município não pretende que a procura se fique apenas pelos dias da festa. «Queremos que tenha repercussões no futuro e que as pessoas voltem», espera.

De resto, esta ambição foi conseguida no ano passado, quando se verificou uma «maior procura» dos restaurantes do concelho tanto de clientes portugueses como de espanhóis. A Festa do Bacalhau vai decorrer em 15 restaurantes, maioritariamente localizados em Vilar Formoso (nove) e Almeida (quatro), uma vez que «são aqueles que têm maior divulgação», embora também existam estabelecimentos de outras localidades como da aldeia do Leomil e outro localizado na EN 332. O “Bacalhau à Estrela” é uma das novidades que promete fazer as delícias de quem aceitar este desafio. O grande objectivo é mesmo «trazer mais gente e fazer com que as pessoas vão satisfeitas», até porque «essa é a melhor promoção que podemos ter», sustenta. Batista Ribeiro explica também que a opção da autarquia em promover a segunda edição da Feira de Artes e Cultura em simultâneo com a Festa do Bacalhau visa constituir «mais um motivo e um elemento para Almeida ser visitada».

Para além de «muita animação» e das tradicionais tasquinhas, onde não vão faltar os petiscos de bacalhau, o presidente da Câmara salienta ainda a entronização da Confraria dos Aromas e Sabores Raianos pela «importância para a divulgação» do sector que está prevista para as 13 horas de sábado. A Feira de Artes e Cultura, que começa já amanhã, apresenta um formato de várias áreas de exposição, oferecendo aos visitantes a arte e o artesanato continental e das ilhas, para além da cultura popular e de muitos espectáculos de cariz nacional e transfronteiriço. Sábado, por exemplo, o popular Quim Barreiros será a “estrela” da noite.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply