Arquivo

Algarve e Madeira os mais escolhidos para o “réveillon”

Salamanca, Madrid e Barcelona são procuradas pelos mais jovens

O Algarve e a Madeira foram os destinos preferidos dos guardenses e covilhanenses para receber o novo ano. Tal como a maioria dos portugueses, a população da Guarda e Covilhã optou por passar o “réveillon” no país e ir em buscas de destinos mais quentes, longe das baixas temperaturas que, nesta altura, se fazem sentir na região.

O “réveillon” madeirense é desde há muitos anos um destino procurado por portugueses e estrangeiros, sendo que, segundo as agências contactadas por O IINTERIOR, as reservas começaram logo a ser efectuadas no início do Verão e, habitualmente, todos os hotéis ficam esgotados, sendo que na semana anterior à passagem de ano já não era possível fazer reservas nas unidades hoteleiras madeirenses. Afamado pelo seu fogo-de-artifício que, anualmente, ilumina a baía do Funchal, após as 12 badaladas, este ano o “réveillon” na Madeira custou entre 500 e 800 euros por pessoa, dependendo do número de noites escolhido. Segundo a agência de viagens “Marsans”, da Guarda, um programa de quatro dias e três noites, com estadia em hotel de cinco estrelas e com jantar de gala incluído, rondou os 650 euros por pessoa. Já a agência de viagens Star, da Covilhã, oferecia um programa de três dias e quatro noites, com jantar de gala incluído, por um preço que rondava os 600 euros por pessoa, enquanto que a Viagens Abreu, também na “cidade neve”, tinha à disposição dos clientes um programa semelhante por cerca de 500 euros por pessoa. Já a Halcon Viagens, na Guarda, oferecia um programa de cinco dias e quatro noite, desde 500 euros por pessoa, consoante o que o cliente pretendia. Aqui mais perto, e com preços para todos os bolsos e gostos, está o Algarve, a que muitos portugueses rumaram, no passado fim-de-semana, para passar os últimos dias do ano de 2007 e entrar neste novo ano. Em média, a passagem de ano custou entre 150 e 600 euros por pessoa em terras algarvias. A agência de viagens Abreu, na Guarda, disponibilizava um programa de duas noites, com gala de fim-de-ano, por 350 euros por pessoa, enquanto que a Halcon Viagens tinha programas entre 172 e 400 euros por pessoa, dependendo do pretendido pelo cliente.

No entanto, nem só o Algarve e Madeira foram destinos procurados por guardenses e covilhanenses. A vizinha Espanha foi outro dos destinos que agradou a muitos para entrar neste novo ano. As cidades de Salamanca, Madrid e Barcelona atraíram, segundo Mónica Monteiro, chefe de agência da Viagens Abreu, «vários jovens que procuraram só alojamento» nestes destinos. A mesma agência registou ainda procura para destinos como Paris, Brasil, Croácia e Douro. Também as ilhas dos Açores, Cabo Verde e a cidade de Londres foram outros destinos de “réveillon” apontados pelas agências de viagens da região. Quanto à procura, as opiniões são unânimes: «manteve-se a mesma procura em relação ao ano anterior», afirmam as agências.

Tânia Santos

Sobre o autor

Leave a Reply