Arquivo

Aldeias Históricas vão ter associação de promoção

Iniciativa vai juntar 10 Câmaras e três investidores privados

As 12 Aldeias Históricas de Portugal vão constituir uma Associação de Desenvolvimento Turístico para trabalhar em rede e rentabilizar as suas potencialidades. Este organismo vai congregar as 10 autarquias com estas localidades e três privados, com o intuito de relançar e rentabilizar um produto turístico sub-aproveitado no interior do país.

Para tal, vai ser constituída uma associação pública de direito privado, à qual caberá registar a marca e o logotipo das Aldeias Históricas, o que ainda não foi feito 12 anos depois do programa ter sido lançado pelo Governo de Cavaco Silva. Segundo Paulo Romão, da comissão executiva do grupo que está a preparar o projecto, a criação desta associação foi acordada, na passada quinta-feira, durante uma reunião em Sortelha, em que ficou decidido que a escritura pública seria formalizada no espaço de um mês. «Foi um passo decisivo para constituir a Agência para a Promoção e Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas», disse. Esta iniciativa passa também pela união de esforços entre autarcas e empresários de vários ramos, nomeadamente restauração, produtos locais, animação turística e alojamento, de forma a que as Aldeias Históricas se desenvolvam nos próximos anos de uma forma sustentável e possam, assim, afirmar-se na região e no país. Nesse sentido, um dos objectivos passa também pela sua promoção em feiras de turismo, realização de actividades de animação, criação de roteiros e de um “site” promocional.

«Estas Aldeias têm um potencial de futuro, o investimento naqueles locais vai continuar, não tanto ao nível das infraestruturas, mas numa fase de divulgação e promoção», refere Paulo Romão, também proprietário das Casas do Côro, um empreendimento turístico de sucesso em Marialva, no concelho da Mêda. Durante o encontro de trabalho foram ainda discutidos os estatutos da futura associação e escolhida a sua sede provisória. «Já havia uma decisão, que remonta ao ano passado, de que ficaria em Castelo Rodrigo», adianta o empresário, acrescentando que a autarquia disponibilizou de imediato a antiga escola da aldeia. «O espaço tem todas as infraestruturas prontas, está informatizado e, portanto, temos um local completamente pronto para avançarmos em termos de trabalho», refere. Apesar de ainda não haver projectos específicos, o primeiro investimento da associação consistirá na criação de um portal de Internet com informação sobre as 12 Aldeias Históricas, com o intuito de as promover enquanto produto turístico. Actualmente existem 12 Aldeias Históricas: Almeida, Castelo Mendo, Piódão, Belmonte, Castelo Rodrigo, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto, Linhares da Beira, Marialva, Sortelha e Trancoso.

Tânia Santos

Sobre o autor

Leave a Reply