Arquivo

Aguiar da Beira conserva ”espinha dorsal” para a IIIª Divisão

Brasileiro Josivan (ex-Mêda) é um dos três reforços que o campeão distrital da Guarda pretende contratar

Ciente de que a tarefa não será fácil, mas confiante nas potencialidades do grupo que, na sua maioria, se sagrou campeão distrital da Guarda. É com esta atitude que o treinador do Aguiar da Beira encara a participação no Nacional da IIIª Divisão, embora ainda não se saiba qual a série que o clube vai disputar.

Apesar de já ter defrontado o Paços de Ferreira, num encontro amigável com a formação da SuperLiga que terminou com uma derrota por 4-0, a equipa aguiarense só vai começar a treinar a 10 de Agosto. Até lá, o clube está a trabalhar no sentido de garantir reforços, sendo que o objectivo é contratar apenas três atletas, «um defesa, um médio e um avançado», indica o treinador Nuno Sena. O reforço para o ataque é «praticamente certo» que será Josivan, brasileiro de 30 anos, que na última época representou o Sporting da Mêda, também na IIIª Divisão. De resto, o atleta, que chegou a Portugal há uma dezena de anos para reforçar a equipa B do FC Porto, foi titular no jogo com o Paços de Ferreira. Trata-se de um jogador «experiente e que assenta bem nesta equipa», preenchendo os requisitos requeridos pelo jovem treinador de que os reforços venham acrescentar «quantidade e qualidade» ao plantel.

Assim, o “alvo” para a defesa é um atleta «com muitos anos de IIIª Divisão», enquanto que o pretendido para o meio-campo virá à experiência e ainda «vamos ver se é o tipo de jogador que pretendemos». Contudo, a grande prioridade na formação do grupo de trabalho foi mesmo «apostar na mesma base que ganhou o Distrital e dar continuidade ao trabalho desenvolvido» nas últimas temporadas. Assim, os atletas que formaram o “núcleo duro” que conquistou a subida de divisão «mantêm-se todos» com excepção de Vítor, que «vai ter de abandonar a prática desportiva devido a lesão». O plantel que Nuno Sena terá às suas ordens durante a temporada deverá ser constituído por 20 atletas, 15 dos quais transitam, mais três reforços e dois ex-juniores que são promovidos a seniores.

O número parece curto para uma época que se avizinha longa e competitiva, mas o técnico lembra que existem juniores «com qualidade e em condições» de serem chamados aos seniores. «O mais importante é apostar na “prata da casa” e em jogadores do concelho», sustenta Nuno Sena. Até porque em tempos de dificuldades económicas é fulcral «ter os pés bem assentes na terra e não cometer loucuras financeiras», sob pena de se comprometer o futuro da colectividade. O jovem treinador reconhece que o campeonato «vai ser muito difícil», mas acredita que, «com trabalho, será possível alcançar a manutenção».

O Aguiar da Beira tem agendados vários jogos de preparação, o primeiro dos quais acontece a 15 de Agosto com o Penaverdense. Seguem-se uma deslocação a Satão (dia 22) e a recepção ao Lusitano de Vildemoínhos (dia 29). O primeiro jogo oficial da época disputa-se a 5 de Setembro e conta para a primeira eliminatória da Taça de Portugal, jogando-se a primeira jornada do campeonato no dia 12.

Ricardo Cordeiro O goleador Luís Cardoso continua na próxima época

Aguiar da Beira conserva ”espinha dorsal”
        para a IIIª Divisão

Sobre o autor

Leave a Reply