Na primeira jornada da segunda volta do Distrital da Guarda, o Aguiar da Beira foi a Trancoso derrotar o Desportivo local por três bolas a zero. Com este resultado, a equipa de Totá volta a sonhar com o primeiro lugar, já que o Fornos perdeu. Este foi também um jogo em que as duas equipas se apresentaram muito desfalcadas, mesmo assim, a pouca assistência presenciou uma boa partida de futebol.
O encontro pautou-se pelo constante ataque do Aguiar, com o Trancoso a bombear bolas para a frente. Contudo, foi a equipa da casa a primeira a criar perigo, perdendo uma bela ocasião para marcar aos 25’. João Ferreira fintou todos os adversários que lhe surgiram pelo caminho e, frente a Carlitos, rematou à queima-roupa para uma defesa difícil do guardião aguiarense. Aos 30’, foi a vez dos visitantes ameaçarem na marcação de um canto, mas Sérgio rematou muito perto de Sampaio, que defendeu para canto. Nove minutos depois surgiu o primeiro golo do desafio. Nuno Sena fez um passe espectacular, a rasgar a defesa local, para isolar Caleiro, que só teve que encostar o pé na bola para inaugurar o marcador. Com o Aguiar a ganhar, o Trancoso tentou equilibrar a partida no início do segundo tempo e conseguiu-o mesmo durante alguns minutos, criando vários apuros ao último reduto dos visitantes. No entanto, o Aguiar estava decidido a levar os três pontos para casa e jogou sempre ao ataque e com os olhos postos na baliza contrária.
Aos 52’, após um passe de Centeio, Agostinho rematou para golo, mas a bola bateu num adversário. Até que aos 56’ o segundo golo aconteceu mesmo. Numa jogada estudada, na marcação de um livre a poucos metros do limite da grande área, Caleiro tocou a bola para Agostinho que se desmarcou muito rápido e, isolado, rematou deixando Sampaio sem nada poder fazer. Após o segundo golo, o Desportivo de Trancoso começou a subir no terreno e desfiou jogadas bem delineadas que criaram algum perigo junto à baliza de Carlitos. Foi o caso de um grande remate de Agostinho, contrariado por uma defesa muito apertada de Carlitos, que evitou o golo dos locais. Aos 71’, registo para mais uma grande jogada de Nuno Sena. O capitão do Aguiar saiu a jogar com o esférico controlado desde o meio-campo, fintou tudo e todos, mas não conseguiu desfeitear Sampaio. Na recarga, Celso rematou ao lado. Só que Nuno Sena acabou mesmo por marcar, fechando a contagem. Após uma combinação com Celso, o médio ofensivo, em mais uma incursão pela defesa da casa, fintou todos e desta vez rematou sem dar hipóteses ao guardião trancosense. Quanto ao juiz, João Adónis, fez uma excelente arbitragem.
Pedro Sousa