A “Afinsa”, uma empresa especializada em bens tangíveis de colecção, abre hoje um gabinete na cidade da Guarda. A nova dependência, localizada na Rua 31 de Janeiro, vem dar apoio ao coleccionador, nas áreas da filatelia, da numismática e da arte, bem como na vertente do investimento. Apesar de estar sediada em Espanha, a empresa foi fundada por um português e quando se decidiu pela internacionalização da companhia, o passo natural foi a entrada no mercado português. Neste momento a sociedade possui cinco escritórios em terras lusas, incluindo o da Guarda, e tenciona abrir uma outra no Funchal.
Deste modo, a nova empresa oferece as suas capacidades técnicas e de conhecimento do mercado para uma «correcta assessoria de investimento e para satisfazer o coleccionismo no campo dos bens tangíveis». “Afinsa” é um grupo de empresas especializadas na gestão dos bens tangíveis de colecção, nomeadamente, ouro, jóias, obras de arte, antiguidades, selos, moedas, livros e documentos antigos. Albertino Figueiredo, o “pai” desta ideia de investimento, é natural de Viseu e coleccionador filatélico desde pequeno. Uma “paixão” que o inspirou a criar a empresa cujo objectivo principal consistia em tornar acessível a todo o investidor o mercado dos bens de colecção. Na base deste negócio está a história de uma paixão que se tornou num negócio. É que Albertino Figueiredo lançou-se no negócio do investimento em filatelia quando aplicou a fortuna familiar em selos. Hoje, lidera o mercado ibérico do negócio de selos. Até à constituição da “Afinsa”, em 1980, a gestão dos bens tangíveis como investimento estava reservada a poucos especialistas. Mas com o aparecimento deste operador passou a existir uma gestão global nas duas vertentes: colecção e investimento.
A empresa dispõe de uma «equipa de profissionais qualificados», desenvolvendo uma rede de escritórios e centros de coleccionismo. Assim, lançam produtos adaptados ao perfil de cada investidor. Para além de Espanha e Portugal, a “Afinsa” está também presente em Itália, Alemanha, Holanda, Suíça, Estados Unidos e China. Neste momento existem no nosso país cinco escritórios, designadamente em Braga, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, estando para breve a criação de uma delegação no Funchal. A “Afinsa Portugal” está vocacionada para o apoio ao coleccionador português nas áreas da filatelia, numismática e arte.