Arquivo

ADRUSE aplicou mais de 12 milhões de euros

Serra da Estrela

A ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela aplicou desde a sua criação, em 1991, mais de 12 milhões de euros nos municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Manteigas e Seia.

Sediada em Gouveia, a organização está a comemorar 25 anos de atividade e esclarece que mais de 3,4 milhões de euros dizem respeito a projetos próprios ou implementados com os associados e cerca de 8,6 milhões de euros foram aplicados em projetos de iniciativa privada e pública, «aprovados e executados no âmbito das competências delegadas enquanto Grupo de Ação Local». Segundo um comunicado, a associação, criada para gerir e dinamizar o então Programa de Iniciativa Comunitária LEADER, apoiou, entre 1991 e 2006, um total de 446 projetos, que correspondem a um investimento total no território de 15,7 milhões de euros. «No período 2007-2013 foram criados 86 postos de trabalho e investidos de 8,7 milhões de euros», refere a ADRUSE.

A associação foi ainda responsável por 145 ações de formação, envolvendo 1.879 formandos. A ADRUSE, que está a preparar a implementação do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), que integra a abordagem LEADER para o período comunitário 2014-2020, é atualmente presidida por Carlos Filipe Camelo, autarca de Seia.

Sobre o autor

Leave a Reply