A estrada que liga a Covilhã ao antigo sanatório vai voltar a ser palco de muita velocidade e emoções fortes no fim-de-semana de 20 e 21 com a realização de mais uma edição da Rampa Internacional ACP Serra da Estrela – Cidade da Covilhã. Presentes nesta prova, considerada uma das melhores europeias da especialidade e pontuável para os Campeonatos da Europa e Nacional de Montanha, vão estar os melhores pilotos.
Apesar das inscrições ainda não terem encerrado, a organização está a contar que o evento seja «muito participado», já que todos os principais pilotos internacionais envolvidos na disputa do Europeu da especialidade, deverão regressar à «pista mais interessante do Campeonato», este ano acompanhados pelos espectaculares F3000. Assim, alguns dos pilotos presentes deverão ser Simone Faggioli, Giulio Regosa (actual campeão em título na Categoria 2), Fausto Bormolini e Otakar Kramsky, no grupo CN, que terão que defrontar os F3000 “liderados” por Anders Vilariño. Destaque ainda para os participantes nas categorias SP, N e A, com especial relevância para Roland Wanek, Niko Pulic e Jirí Voves, os habituais “animadores” desta interessante categoria do desporto automóvel europeu. Quanto aos pilotos portugueses que se encontram a disputar os Campeonatos Nacionais de Montanha, os favoritos são Ferreira da Silva e António Nogueira, mas outros nomes como António Barros, com o seu espectacular Porsche 911 RSR, não podem ser esquecidos. O programa inicia-se na manhã de sábado, com a sessão de treinos livres a estar agendada para o período entre as 10h30h e as 12 horas. Depois de um ligeiro descanso, as sessões de treinos cronometrados começam às 13 horas e terminam às 16h30. Mas o dia mais esperado é mesmo o domingo que começa logo às 8 horas, com uma sessão de treinos livres. Quanto às tão esperadas subidas de prova estão marcadas para as 9h30 e 11h15, competições onde serão encontrados os vencedores da edição 2006 da Rampa Internacional da Serra da Estrela. A organização do ACP Motorsport, solicita a melhor atenção de todos, pilotos e espectadores, para as regras de segurança a cumprir e ainda para os horários de fecho da pista, previstos para as 8 horas de sábado e para as 7 horas de domingo. A partir desta hora, mais nenhuma viatura poderá circular no traçado.
Organizada pelo ACP Sport, a Rampa Internacional da Serra da Estrela é a terceira prova a contar para o Europeu da modalidade, que é composto por 11 corridas e que teve o seu início a 24 de Abril com a disputa da Rampa Tulwitz/Rechberg, na Áustria. Antes da competição nacional, realiza-se a subida Al Fito, em Espanha. Os campeões em título são o checo Robert Senkyr na Categoria 1 e o italiano Giulio Regosa na Categoria 2.
Ricardo Cordeiro