Arquivo

Adjudicada requalificação da Torre dos Ferreiros

Guarda

A Câmara da Guarda adjudicou a requalificação da Torre dos Ferreiros à empresa Opualte, do grupo Albino Teixeira, por 570.600 euros, mais IVA, o valor mais baixo do concurso.

A empreitada consiste em fazer da torre datada do século XII/XV, situada na zona central da cidade, um espaço de visitação e miradouro. Para tal será instalado um elevador panorâmico no terreno contíguo ao monumento nacional para levar os visitantes até ao topo, onde poderão apreciar as vistas da Guarda e do horizonte. Da responsabilidade do gabinete de arquitetura Barbosa & Guimarães, o projeto contempla a instalação de um binóculo e elementos informativos da paisagem. Para concretizar a intervenção a autarquia garantiu um financiamento de 85 por cento no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. O restante será da responsabilidade da Câmara, que estima que obra possa estar concluída dentro de dois anos. A Torre dos Ferreiros é uma das mais emblemáticas estruturas da antiga muralha da cidade e foi restaurada recentemente pelo município.

Na reunião do executivo da última segunda-feira foi também aprovado, por unanimidade, a atribuição de cerca de 400 mil euros de apoios às associações culturais, desportivas, sociais e humanitárias do concelho, no âmbito do respetivo regulamento municipal. No final da sessão, Álvaro Amaro anunciou que este ano o município vai pagar o aluguer do pavilhão do NERGA para a Semana Académica, que se realiza em maio, e o transporte dos estudantes para o local. «É a alternativa para evitar providências cautelares ou batalhas jurídicas por causa da festa no pavilhão do estádio municipal», disse o presidente da Câmara, que é contra a saída dos estudantes do centro da Guarda. «Ou esta cidade não quer ser uma cidade de estudantes porque fazem muito barulho durante quatro noites?», interrogou o edil.

Sobre o autor

Leave a Reply