Arquivo

Actividades 2009

O ano de 2009 está a chegar ao fim e a Agência para a Promoção da Guarda congratula-se por ter atingido os objectivos a que se propôs, tendo como principal meta a dinamização do Centro Urbano da Guarda.

Muitas foram as actividades levadas a cabo. Algumas da exclusiva responsabilidade da Agência, outras resultantes de parcerias com entidades cujo princípio passa igualmente por dar vida ao Centro Urbano e mais concretamente ao Centro Histórico da cidade, tendo em conta que essa é a área de intervenção da Agência.

A Morte do Galo, numa parceria com o Teatro Municipal da Guarda, foi a iniciativa que marcou o arranque das acções de 2009, que se traduziu no sucesso esperado, mobilizando um elevado número de pessoas pelas ruas do Centro Histórico, fazendo com que uma noite fria de inverno fosse encarada como um serão cheio de agradáveis surpresas e muita animação.

Pelo segundo ano consecutivo e subordinado ao tema “A gastronomia no seu melhor”, o evento gastronómico “Sabores com tradição” foi a dose certa para os apreciadores da boa mesa. Mais uma vez, a Agência para a Promoção da Guarda lançou o desafio aos comerciantes da restauração para que dessem a conhecer o que de melhor se pode comer nesta região, apresentando os produtos que mais nos identificam, confeccionados das mais variadas formas, sem nunca perderem o sabor original.

Com o principal objectivo de trazer gente ao Centro Histórico, a Agência para a Promoção da Guarda, apoiou mais uma vez o “Encontro 2 CV”, uma iniciativa que pretende manter vivo o gosto por esta marca de automóveis, dando a conhecer aos participantes de norte a sul do país a riqueza patrimonial, arquitectónica e natural da cidade e da região.

A contar para a Taça de Portugal, a cidade da Guarda foi mais uma vez palco da prova de Downhill Urbano, na qual participaram os mais experientes e conceituados atletas da modalidade. A Agência para a Promoção da Guarda apoiou o evento, dada a sua importância não só a nível local e regional, mas também nacional. O Centro Histórico da cidade foi pelo segundo ano consecutivo a sala de visitas da referida prova que trouxe à cidade um elevado número de pessoas, pois para além das equipas participantes, vieram ainda os seus acompanhantes, bem como os apreciadores da modalidade que contribuíram para a dinamização do Centro Urbano e fizeram com que a cidade vivesse um dia bem mais agitado.

Reconhecendo igualmente a sua importância para as gentes da cidade e da região, a Agência apoiou também este ano a Feira da Saúde, organizada pela Escola Superior de Saúde da Guarda. Os interessados em conhecer um pouco mais o seu estado de saúde tinham à sua disposição, na Praça Luís de Camões, uma série de exames de diagnóstico. Para além do apoio logístico, a Agência para a Promoção da Guarda garantiu igualmente a animação dos mais novos, com insufláveis, pinturas faciais e muita diversão.

Mas a acção da Agência para a Promoção da Guarda não fica por aqui. Numa parceria com a Agência da Fundação INATEL na Guarda, foi inaugurada em Julho a Exposição do Concurso de Fotografia António Correia, subordinada ao tema “A Pedra na Beira”. O principal destaque vai para a itinerância da iniciativa que leva os interessados a percorrer as montras dos estabelecimentos comerciais do Centro Histórico para assim conhecer os trabalhos a concurso, podendo aproveitar o percurso para descobrir a beleza desta zona da cidade.

O ponto alto das acções da Agência para a Promoção da Guarda é sem dúvida a Feira de Antiguidades e Coleccionismo. As edições deste ano tiveram lugar no primeiro domingo dos meses de Julho, Agosto, Setembro e Outubro e mais uma vez, pelo terceiro ano consecutivo, ultrapassaram as expectativas, não só em termos de número de expositores, mas principalmente de visitantes, incluindo os vizinhos espanhóis. À semelhança das anteriores edições, não faltou a animação para os mais novos.

Já ao sabor de S. Martinho, a Agência apoiou a terceira edição da Festa da Abóbora, da castanha e do cogumelo, organizada pela autarquia. O evento animou a Praça Luís de Camões e a venda de produtos regionais e a mostra gastronómica convidavam a uma visita.

Para fechar com chave de ouro as acções de 2009, a Agência para a Promoção da Guarda, em parceria com a autarquia e Escola Profissional e colaboração da Fundação José Carlos Godinho Ferreira de Almeida, levará a efeito uma série de acções que farão deste Natal um momento de prazer para miúdos e graúdos.

No intuito de dar a conhecer todas as acções desenvolvidas, permitindo igualmente às Associações sedeadas no Centro Histórico contar a sua história, sem esquecer que poderá ser considerado uma óptima ferramenta de divulgação do que melhor se pode encontrar nesta zona da cidade, a Agência mantém as edições do Jornal Centro Urbano, como suplemento do jornal O Interior.

Para além das iniciativas cujo principal objectivo foi a dinamização do Centro Urbano, muito trabalho foi desenvolvido a pensar igualmente na promoção da cidade. Neste sentido, e no âmbito de uma colecção das Edições Argumentum, que contempla apenas as principais cidades do país, foi lançado o livro”Guarda vista do céu” que dá a conhecer a cidade numa perspectiva original e menos comum.

O stand promocional é uma outra ferramenta concebida especialmente para dar a conhecer o Centro Histórico da cidade, sendo um dos objectivos da Agência que o mesmo percorra as grandes superfícies comerciais da cidade do sentido de apelar a uma visita.

Com vista a apoiar quem nos visita, dando a conhecer o comércio e serviços existentes no Centro Histórico da cidade, a Agência para a Promoção da Guarda, lançou um Guia que para além de dar a conhecer o tipo de serviço, informa igualmente a sua localização para que mais facilmente se chegue ao local pretendido, sobrando desta forma mais tempo para conhecer a riqueza histórica, patrimonial, arquitectónica e até cultural que a cidade tem para oferecer.

A Agência para a Promoção da Guarda apostou este ano numa nova imagem, divulgada em outdoors e outros suportes promocionais, que para além dos traços modernos que a caracterizam, apela a uma visita ao Centro Urbano da cidade, sublinhando o facto de ser muito mais do que um centro comercial.

Sobre o autor

Leave a Reply