Arquivo

Abril é mês de prevenção dos maus-tratos infantis em Gouveia e Seia

Campanha

O município de Seia anunciou que aderiu, pelo terceiro ano consecutivo, à campanha nacional da prevenção de qualquer forma de violência contra as crianças e jovens, uma iniciativa lançada pela Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), que se realiza durante este mês.

As atividades começaram na passada sexta-feira com a colocação de um laço azul nos edifícios públicos, uma medida simbólica que assinalará o início do programa, que conta com atividades de rua, oficinas temáticas para pais, profissionais e alunos, peças de teatro e uma exposição sobre os direitos da criança, que estará patente na Escola Secundária de Seia (de 18 a 22 de abril). Ontem, a comunidade escolar do concelho promoveu uma “Marcha Azul” pela cidade e formou um laço humano no largo da Câmara Municipal para «chamar a atenção para as questões dos maus-tratos», segundo a organização. Em Gouveia estão também programadas várias ações de sensibilização direcionadas às famílias e profissionais que trabalham com crianças e jovens. Para hoje (14 horas) está prevista uma conversa com Teresa Magalhães, professora catedrática do Instituto Universitário de Ciências da Saúde e diretora do Departamento de Medicina Legal e Ciências Forenses da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo do Abuso e Negligência de Crianças. A sessão decorre na Biblioteca Municipal Vergílio Ferreira.

Na quarta-feira há uma sessão de cinema, também na biblioteca, sobre a violência no namoro e no dia 15 Filomena Gaspar, professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e terapeuta sistémica familiar e de casal, falará sobre a parentalidade positiva. O mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância encerra no dia 28, pelas 10h30, frente à Câmara de Gouveia, com a iniciativa “Laço Humano”.

Sobre o autor

Leave a Reply