Arquivo

Abílio Perfeito morreu

Antigo Reitor no Liceu

Abílio Alves Bonito Perfeito faleceu no passado dia 7 de Agosto na casa de Repouso do Real, em Santo Tirso, onde vivia há vários anos. Abílio Perfeito foi reitor no Liceu Nacional da Guarda a partir de1961 e até à chegada da Revolução dos Cravos em 1974. Antes de dar aulas no Liceu Nacional da Guarda, já tinha leccionado em Coimbra e Viseu. No Liceu, granjeou a admiração de professores e alunos, como reitor e como professor. Aposentara-se entretanto em 1982.

Abílio Perfeito nasceu em 1923 em Vila Nova de Tázem (Gouveia), tendo estudado em Viseu (estudos liceais) e em Coimbra (Universidade), onde fez o curso de Filologia Clássica. Fez o serviço militar na Guarda como oficial miliciano. Para além do cargo de Reitor do Liceu da Guarda e de professor de Português, Latim e Grego, foi deputado pelo distrito à Assembleia Nacional e Presidente da Junta Distrital de 1964 a 1974. Fica ligado também durante vários anos à Junta Diocesana da Acção Católica e da Cáritas Diocesana. Foi autor de uma gramática e de uma selecta de Grego e colaborou ainda em várias revistas de cultura, mantendo também ao longo de muitos anos uma coluna no jornal diocesano “A Guarda”. Colaborou também no Dicionário de Português da Porto Editora, sendo ainda referido como colaborador da Diciopédia.

Abílio Perfeito deu ao EXPRESSÃO uma curiosa entrevista em Junho de 1994 a propósito dos 20 anos do 25 de Abril, em que analisava as transformações do Liceu desde 1974 e a sua actividade de reitor desde 1961. Pode lê-la em www.esaag,pt/jornal, na edição on-line deste Boletim.

Comentários dos nossos leitores
António Abrantes Amnrabrantes@gmail.com
Comentário:
Um óptimo professor e um grade Homem,
 
Marco Abrantes marcobaia@hotmail.com
Comentário:
Meu professor de Grego no Seminário da Guarda
 

Abílio Perfeito morreu

Sobre o autor

Leave a Reply