Recém-galardoado com o Prémio Nacional do Ambiente “Fernando Pereira”, atribuído pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, o Cine’Eco começa amanhã em Seia. Como sempre, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela conta com 50 obras a concurso e mais de uma centena de filmes em exibição, até dia 29, integrados em vários ciclos. A décima segunda edição deste certame único em Portugal é dominada pela participação de documentários brasileiros e de um «número significativo» de produções nacionais, que concorrem com películas da Rússia, Estados Unidos, Quénia, Áustria, Chile, França ou Suíça, entre outros países de origem.
Estes filmes, na sua maioria sobre a temática ambiental, serão exibidos todos os dias, entre as 15 horas e a meia-noite, no grande auditório da Casa Municipal da Cultura. Em jogo estão as célebres Campânulas, nomeadamente a de ouro correspondente ao Grande Prémio Ambiente, e diversos prémios monetários, num montante global de 16 mil euros. Os eleitos serão escolhidos pelo júri internacional, presidido pelo professor universitário Fernando Catarino e composto por Medeiros Ferreira (político) Panayiotis Sarantopoulo (professor universitário), Lisa França (representante do FICA – Brasil), Maria Emília Brederode (pedagoga), Paula Guedes (actriz) e Florbela Oliveira (actriz e encenadora), entre outros. Segundo a organização, o Cine’Eco mobiliza anualmente cerca de 10 mil espectadores, mas os promotores querem este ano levar mais gente aos filmes a concurso. A abertura oficial está agendada para sábado à noite, no Cine-Teatro da Casa da Cultura de Seia, onde actuará Wanda Stuart. O mesmo espaço acolherá depois uma semana de cinema para todos os gostos.
As manhãs e tardes são dedicadas às sessões infantis, com produções como “Pular a Cerca”, “Castelo Andante”, “Bambie 2”, “O Super Homem”, “King Kong”, “As Filhas do Botânico”, “Grizzly Man” e a “Marcha dos Pinguins”, entre outros. Já os filmes em cartaz às 18 horas são “A Comédia do Poder”, “A Lula e a Baleia”, “Romance & Cigarros”, “Os Amantes Regulares”, “Diários da Bósnia”, “Maria Madalena”, “Aurora, Profissão: Repórter”, “Os Lisboetas” e a “Vida Secreta das Palavras”. Para a noite estão reservadas películas do chamado circuito comercial – “Miami Vice”, “Match Point”, “O Leopardo”, “Voltar e Sonhar com Xangai”, “O Fiel Jardineiro”, “Siriana, O Infiltrado”, “O Mundo Novo” e “Colisão”. Para além da programação, o festival aposta igualmente na presença da mediática Lili Caneças, que vem a Seia a convite de Lauro António para integrar o júri oficial, para dar maior visibilidade ao evento. O Cine’Eco, organizado pela Câmara de Seia, é um dos fundadores da Associação de Festivais de Cinema de Meio Ambiente e inspirou o surgimento do FICA – Festival de Ambiente de Goiás (Brasil).
Luis Martins