Arquivo

A melhor capeia do ano em Aldeia Velha

Terminou em grande estilo a época das capeias, realizadas anualmente em Agosto nas aldeias raianas do concelho do Sabugal.

Na segunda-feira, Aldeia Velha foi palco, como habitualmente, da última do Verão. Milhares de aficionados, muitos deles emigrantes, despediram-se desta tradição peculiar, em que o touro é lidado com um forcão de madeira, com uma capeia irrepreensível e cheia de emoções fortes. Tanto assim que muitos deles não tiveram pejo em considerá-la a melhor do ano.

E nem uma ordem do Governo Civil da Guarda, que impôs o fim da tradição dos animais serem corridos em pontas (sem as hastes emboladas) – Aldeia Velha era o único local da região onde isso ainda acontecia – tirou brilho e intensidade a um espectáculo que encheu as medidas dos apreciadores.

Durante cerca de três horas, novos e velhos, sempre naturais da localidade – como manda a tradição –, revezaram-se ao forcão para lidar seis touros imponentes e bastante activos. Ainda houve alguns sustos, mas de que não resultaram feridos. No final, populares levaram o ganadeiro Zé Noi no forcão para uma merecida volta à praça.

Sobre o autor

Leave a Reply