Criada por Carta de Feira atribuída por D. Afonso III, em 8 de Agosto de 1273, a Feira de São Bartolomeu completa agora 740 anos de existência.
Ao longo dos séculos, a Feira tem sabido adaptar-se às alterações sociais, económicas, politicas e culturais ocorridas em Trancoso e no País, facto que lhe permitiu sobreviver até aos dias de hoje.
Em 1992, a AENEBEIRA (na altura ACIT), em parceria com a Câmara Municipal de Trancoso, iniciou um processo de reorganização, modernização e requalificação da secular Feira de São Bartolomeu, dando origem ao que é hoje o atual modelo da Feira.
Em 2004, a conclusão do Pavilhão Multiusos de Trancoso, permitiu melhorar consideravelmente as condições dos expositores das “atividades económicas” e de todos aqueles que a visitam, dando um novo alento à Feira.
Em 2009, a requalificação do Campo da Feira, permitiu outra comodidade e fruição, quer para os expositores quer para os visitantes da Feira.
A dinâmica conseguida ao longo de mais de vinte anos, na modernização e revitalização deste evento constitui a mais-valia necessária para o sucesso já alcançado.
O resultado deste esforço de adequação aos tempos presentes permitiu à Feira de São Bartolomeu, ser hoje, o maior evento do género no Interior da Beira.
Este ano, apesar da crise, a organização espera que a Feira de São Bartolomeu seja também um sucesso. Os negócios e os “contatos” realizados na Feira, as vendas do comércio e da restauração da cidade de Trancoso serão, a confirmação desta convicção.
Rogério Tenreiro
Secretário Geral da AENEBEIRA