Um programa de emagrecimento acompanhado por um especialista em Nutrição visa não só um emagrecimento gradual, mas também a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, que acompanharão o indivíduo por toda a sua vida.
Com este acompanhamento especializado não haverá por certo dietas drásticas e radicais nem jejuns prolongados.
É sabido que a sensação de fome dificulta quer a manutenção, quer a própria perda de peso, devendo pois ser evitada durante todo o processo de reeducação alimentar. Compreender os mecanismos físicos e psicológicos que desencadeiam a fome pode ajudar a entender melhor as vantagens de um emagrecimento acompanhado por um especialista.
A sensação de fome ou de saciedade, ao contrário do que muitos pensam, não é comandada pelo estômago, mas sim pelo cérebro. É ele que dá o alerta da necessidade de aumentarmos o consumo de alimentos quando o estômago está vazio, ao mesmo tempo que controla também a absorção e a digestão dos alimentos.
Quando o estômago fica vazio são enviados “sinais especiais ” ao cérebro dando-lhe conta da necessidade de o “encher”, iniciando-se imediatamente o processo de “procura” de alimentos para satisfazer esta necessidade.
Na prática, ao serem praticados jejuns prolongados, o que acontece é que de cada vez que se “salta” uma refeição, o mecanismo psicológico de compensação é activado e o cérebro acaba por produzir um impulso que força o indivíduo a procurar alimentos para compensar a sua ausência no estômago. Por outro lado, sob o ponto de vista biológico, quando um organismo passa por longos períodos de jejum, a capacidade de absorção dos alimentos aumenta, contribuindo também deste modo para o aumento de peso.
As explicações simples que aqui lhes deixamos pretendem apenas mostrar que dietas radicais, tendo como base uma restrição alimentar excessiva e um jejum prolongado, podem tornar mais penoso e difícil o processo de emagrecimento e a manutenção da perda de peso.
Lembre-se que “enganar” o estômago pode até ser uma tarefa simples. Mas “enganar” o cérebro e os seus mecanismos de compensação é uma empreitada bem mais árdua e com resultados nem sempre agradáveis.
Por: Inês Campos