Arquivo

A festa das crianças em S. Miguel

Iniciativa da Junta de Freguesia contou com a presença de 650 jovens dos 3 aos 10 anos

Cerca de 650 crianças das instituições de ensino pré-escolar e do 1º ciclo da freguesia de S. Miguel, na Guarda, viveram, na passada quinta-feira, um dia diferente. Os petizes, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, tiveram variadíssimas actividades à sua disposição nos largos situados em frente ao edifício da Junta.

Uma das iniciativas que suscitou maior interesse e entusiasmo nos participantes foi a dos Bombeiros da Guarda. Depois de ouvirem atentamente algumas explicações dos “soldados da paz”, as crianças, divididas em grupos de cinco ou seis, experimentaram a sensação de andar num carro dos bombeiros com as sirenes ligadas. Algumas delas até puderam vestir um fato. Também os insufláveis cativaram, e muito, a simpatia da pequenada, a tal ponto que o tempo em que lá brincaram teve que ser limitado para que todos pudessem testar esta diversão. Neste espaço dedicado a actividades mais físicas, as crianças ainda experimentaram matraquilhos humanos, tiro com arco, aeróbica ou gincanas com uma trotinete. Noutro local, participaram num jogo “ecológico” cujo objectivo era apanhar algum lixo, como garrafas de plástico, latas ou papel, para colocarem no respectivo contentor do ecoponto. E se alguns ainda tinham algumas dúvidas, outros já sabiam muito bem onde colocar as embalagens, o papel e o vidro.

A jornada não ficou completa sem uma votação para a escolha dos melhores trabalhos realizados nas respectivas escolas. Pinturas faciais ou saltar numa cama elástica foram outras duas iniciativas que a pequenada pôde experimentar. De resto, tanta diversidade de actividades fez as delícias dos mais pequenos. Para João Prata, presidente da Junta de São Miguel, foi uma «grande alegria» reunir todas estas crianças. «O ambiente e a poluição são temas cada vez mais transversais nos dias de hoje. Os professores ensinam isto tudo, mas aqui é diferente porque podem vivenciá-los», realça. A “Festa do Ambiente e da Freguesia” reuniu cerca de 700 pessoas entre alunos, docentes, auxiliares e responsáveis pelo desenvolvimento de algumas acções, como o Centro de Saúde de S. Miguel, os Bombeiros, Serviço de Protecção Civil da Câmara da Guarda e Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPG. Tudo para comemorar o Dia Mundial da Criança e do Ambiente, evocando, simultaneamente, o XXº aniversário da criação da freguesia.

Sobre o autor

Leave a Reply