Arquivo

A festa das artes

Arte contemporânea, pintura, poesia, cinema e colóquios até ao fim do mês em Seia no âmbito da ARTIS

A conferência “A Arte enquanto Valor(es)” marca amanhã o programa da terceira edição da ARTIS – Festa das Artes e Ideias em Seia. O realizador José Fonseca e Costa, a artista plástica Romy Castro, o jornalista Carlos Câmara Leme, o filósofo Paulo Alexandre e Castro, o historiador de Arte Sérgio Carvalho e Lucas Serra, representante da Sociedade Portuguesa de Autores, são convidados a debater os novos desafios da arte. A iniciativa decorre no salão de congressos da Casa Municipal de Cultura e integra um leque diversificado de propostas culturais agendadas na cidade até ao final do mês.

Exposições de pintura, instalações, performances, sessões de poesia, colóquios e cinema fazem este ano a Festa das Artes e Ideias em Seia, que se reparte entre a Casa Municipal de Cultura, o Museu do Pão e o posto de turismo local. Até 27 de Maio, o primeiro espaço acolhe a mostra “Artes sem Fronteiras”, uma colectiva que reúne trabalhos de onze artistas plásticos imigrantes ou temporariamente residentes em Portugal. Presentes estão Cabo Verde (Abraão Vicente), Brasil (Edna Araraquara, Mané do Café, Mirah e Zé Cordeiro) e Guiné (Manuela Jardim), mas também Timor (Tchum Nhu Liem), Bielorússia (Hènadzi Lazakovich e Tania Antsimonova), Polónia (Mariola Glabewska) e Rússia (Nadejda Chmákova). A Casa Municipal da Cultura recebe ainda a mostra anual dos artistas senenses. Nos restantes dois espaços participantes podem ser apreciadas duas exposições de escultura e arte contemporânea (Romy Castro) e de pintura (Rita Carreiro), respectivamente.

Mas a ARTIS será também o lugar de lançamento do CD “FaN e a SuA LojA de CriStaiS”, de Curi (aliás, Paulo Ferreira), no sábado, prosseguindo domingo com a exibição de um documentário sobre artistas portugueses contemporâneos, no Cine-Teatro Jardim. Trata-se de um ciclo dedicado à vida e obra de Amadeo de Souza Cardoso, Daniel Blaufuks, Francisco Tropa, Jorge Molder, José Pedro Croft, Julião Sarmento, João Penalva, Paula Rego, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes e Mário Silva. No dia 20 tem lugar uma sessão de poesia, onde artistas senenses vão ilustrar poemas de poetas do concelho, segue-se (dia 22) uma performance de Beatriz Albuqerque nas ruas da cidade e, à noite, um colóquio subordinado ao tema “Assimetrias Contemporâneas”. Paulo Carretas (Instituto das Artes), Paulo Reis (professor universitário e crítico) e Albuquerque Mendes (artista plástico) são os convidados desta sessão. A ARTIS, promovida pela Câmara de Seia, com o apoio do Instituto das Artes, termina dia 27.

Sobre o autor

Leave a Reply