Arquivo

A Educação em foco

Associação de Pais

A qualidade da Educação é um factor determinante para o desenvolvimento dum País e evolução da mentalidade de um Povo. A mudança da mentalidade colectiva demora anos, por vezes décadas a concretizar-se. Todos sabemos, especialmente os que já contactaram com outras culturas e outras mentalidades, que estamos com algum atraso em relação ao resto dos países da Europa. Se pretendemos competir com o mundo global em que estamos inseridos, é necessário e urgente mudar as mentalidades, sendo para tal necessário ter uma Educação moderna e compatível com os padrões do resto da Europa.

Por esse motivo, a Reforma da Educação para além de necessária era inadiável e quanto a nós já vem tarde. É claro, que nem todas as medidas serão as mais correctas, ou a metodologia a melhor. Será o suficiente? É discutível. Nem tudo o que muda é do agrado de todos e nem todas as medidas terão a eficácia desejada ou a melhor aceitação, por parte da comunidade, isso é um dado adquirido. Ultimamente temos assistido a algumas manifestações de insatisfação, quer por parte dos Alunos relativamente às alterações ao estatuto do Aluno, quer por parte dos Professores relativamente à sua avaliação.

Estaremos todos de acordo que é necessário um método de avaliação, pois todas as Empresas modernas têm hoje um sistema de “Avaliação de Desempenho”. Será este o melhor? Pelos vistos, para os Professores, não! Na nossa opinião, os Professores deviam ter mais tempo para se dedicarem à sua verdadeira função: preparar e dar aulas.

Na qualidade de Pais e Encarregados de Educação não podemos deixar de manifestar a nossa preocupação, relativamente ao que se passa neste contexto. Este clima de insatisfação e de incertezas, com greves e manifestações, terá certamente consequências na Escola e nos Alunos. É verdade! Não podemos esquecer esta parte importante da equação. Não tenhamos dúvidas de que, se forem tomadas medidas extremadas, quem sairá a perder serão sempre os Alunos.

Os Alunos, que estão constantemente a ser avaliados, estão certamente solidários com a luta dos professores, na sua luta para um sistema de avaliação simples e justo, até porque eles querem também ser avaliados com a mesma justiça.

Esperamos sinceramente que o bom senso prevaleça para benefício da Educação e de todos os seus intervenientes.

Aproveitamos para desejar a todos os Professores, Pais e Alunos um bom ano de 2009.

O Presidente da A.P.E.E.

Manuel Varelas

Sobre o autor

Leave a Reply