A Cidade da Guarda no período de férias escolares parece outra, é necessário registar-se. A presença dos estudantes do Politécnico faz-se sentir significativamente, em todas as áreas da vida social em que é possível pensar-se a actividade relacional, social, económica, mesmo política – uma Cidade assim: jovem, com uma população jovem – exige ser gerida nos seus processos urbanos e sociais de um modo moderno, contemporâneo, adequado às suas necessidades.
O partenariado estabelece-se nestas relações voluntárias e involuntárias dos estudantes com toda a população residente e com as suas instituições, com as quais a Escola Superior de Educação do Politécnico da Guarda (ESEG) estabeleceu, há muito, relações formais, estas relações informais que estamos a referir só agora começam a despontar e a substantivar-se. São as relações que sedimentarão e trarão futuro e progresso à Cidade e ao Politécnico.
Destas relações informais que agora se iniciam muito há a esperar, a ESEG criou no ano 2003 um Curso de Animação Sócio-Cultural que dá os seus primeiros passos visíveis nesta cidade. E isto é a Cultura Académica como a pretendemos afirmar: estudantes que dão vida à Cidade, quer nas suas tertúlias, quer mais recentemente, com este curso de animação, de um modo formal. E outros cursos virados para as Artes e a acção Performativa se seguirão.
O Núcleo do Curso de Animação Sócio-Cultural (NASC), em associação com o Grupo Performativo de Artes Contemporâneas da ESEG (GPACESEG), já apresentou, em Abril passado, o 1º Dia Académico de Cultura, a que dará continuidade. E recentemente, os estudantes de Animação realizaram a animação de rua durante o Natal, para a Associação Comercial da Guarda, onde deram bem nas vistas. Participaram ainda, voluntariamente, na Campanha de Solidariedade para os meninos da Aldeia SOS. Com as actividades que o NASC e o gpaceseg desenvolvem visa-se essencialmente a aproximação dos estudantes à Cidade. Queremos fazer parte integrante desta Cidade, com mais de 800 anos, trazendo a cultura académica para o seio das populações – criar uma relação viva entre a Escola e a Cidade.