Arquivo

«A “Casa do Tempo” é pioneira na oferta conjugada de serviços»

Cara a Cara – Entrevista

P – O que é a “Casa do Tempo”?

R – Vai ser um centro multi-serviços, um espaço integrado com respostas tendo em vista facilitar a conciliação da vida familiar com a profissional. Pretende colmatar algumas lacunas existentes nos serviços e nas respostas sociais, sendo um projecto pioneiro na oferta conjugada dos serviços que irá prestar.

P – Quais serão as suas valências?

R – Terá um espaço para a ocupação dos tempos livres das crianças, outro para a ocupação dos tempos livres dos idosos, um restaurante com comida para fora, uma lavandaria/engomadoria e um serviço de assistência familiar. São estas as cinco grandes valências de serviços que a “Casa do Tempo” vai ter.

P – Onde vai funcionar?

R – Vai funcionar na Rua Mateus Fernandes, na Covilhã. Está a ser recuperado um edifício para o efeito, que será adaptado às exigências de um espaço social, atendendo, por exemplo, à legislação específica em vigor. Situa-se na zona de expansão da cidade, mas também fica perto do centro.

P – A quem se destina?

R – Destina-se, fundamentalmente, à população das freguesias da zona de intervenção do projecto “COMpasso”, que são as quatro urbanas da Covilhã, mais Boidobra, Tortosendo, Cantar Galo, Vila do Carvalho, Teixoso e Canhoso. Isto é, as localidades limítrofes do núcleo urbano. Pretende dar resposta a famílias com crianças a cargo que necessitem da sua guarda, com horários de trabalho atípicos e estilos de vida activos, mas também a famílias que pretendem exteriorizar tarefas domésticas, seja na roupa ou na comida. No fundo, qualquer pessoa pode recorrer a estes serviços.

P –Como surgiu a ideia da “Casa do Tempo”?

R – O projecto nasceu de um trabalho que vem sendo feito há alguns anos, primeiramente com a iniciativa “ConVidas”, em que fizemos uma sensibilização relativa à conciliação entre a vida familiar e profissional, trabalhando com instituições de apoio à família e de serviços de proximidade. Nesse âmbito, notámos que, geralmente, esses serviços funcionam de forma desagregada, com um ATL para crianças num determinado sítio e uma valência para idosos noutro, por exemplo. Aqui, a ideia é reuni-los no mesmo espaço de forma a facilitar a vida às pessoas e oferecer ainda na parte dos idosos um serviço de ocupação de tempos livres, dando significado ao tempo livre de que as pessoas dispõem.

P – Quando será inaugurada?

R – Prevemos que a inauguração ocorra no próximo Verão, mas ainda não temos uma data concreta.

Sobre o autor

Leave a Reply