Arquivo

A Capela do Mileu

LUGARES DA GUARDA

A Capela do Mileu existe desde a Idade Média. É uma construção de estilo românico, classificada como monumento nacional. É também o lugar de culto mais antigo do Mileu, e o único da sua espécie. As obras da sua requalificação começaram em outubro e estão agora a chegar ao fim. Contudo, esta não foi a primeira intervenção que a Capela sofreu.

Durante muitos anos, o cemitério que pertence ao recinto da capela foi o único no bairro, o que levou à sua sobrelotação. Consequentemente, as terras eram aí muito instáveis, e a parede que para ele está virado foi perdendo o seu suporte. Assim, a mesma teve que ser demolida e reconstruída na segunda década de 50. Agora, era novamente essa mesma parede que estava em risco de desabar, tendo o teto perdido o seu suporte e ficado igualmente em risco.

Avaliando a situação, a Delegação Regional de Cultura do Centro elaborou um projeto de recuperação. Nesta remodelação, o telhado foi renovado e as paredes gateadas; novos suportes foram colocados para sustentar o telhado e também o sistema elétrico foi substituído.

O custo da obra rondou os 100.000€, custo este suportado pela paróquia. Note-se, portanto, que foi em grande parte graças à generosidade dos habitantes da nossa cidade que esta reconstrução foi possível. Revelou-se assim o carinho que todos sentem por esta Capela, e provou-se que, com a solidariedade de todos, até o que parece impossível se torna alcançável.

Ana Lurdes Logrado (12º A)

Sobre o autor

Leave a Reply