Arquivo

A alma escondida dos brinquedos

A Modified Toy Orchestra actua sábado à noite no Ó da Guarda, num concerto único em Portugal

Parece bizarra ou mesmo cómica a pop-electrónica da Modified Toy Orchestra, que actua sábado à noite no TMG, mas é música a sério saída das entranhas de brinquedos de crianças. Esta alma escondida foi descoberta por Brian Duffy quando modificou os circuitos de bonecos, robots, computadores e instrumentos de brincar, transformando-os em verdadeiros instrumentos musicais.

A Modified Toy Orchestra é o grande destaque e a proposta mais invulgar desta edição do Festival de Novas Músicas, que está a decorrer no Teatro Municipal da Guarda até dia 20. Sem samplings, sintetizadores ou computadores, a sua música lembra bandas como Devo ou até Kraftwerk, de quem interpretam uma versão de “Pocket Calculator”, e pode ser vista e ouvida num espectáculo único em Portugal. O concerto de sábado, no âmbito do Ó da Guarda, assinala também a estreia do grupo no nosso país. A Modified Toy Orchestra nasceu em Birmingham (Inglaterra) no início do segundo milénio e com ela um novo movimento “underground” intitulado “circuit bending”. Trata-se de modificar os circuitos electrónicos, normalmente usados em brinquedos, para criar novos sons e instrumentos musicais nunca vistos.

Uma arte que Brian Duffy domina e cujo resultado já foi aclamado pela revista “Wire” e pelo público dos festivais Sonar (Barcelona) e Supersonic (Reino Unido). Além de Brian Duffy (optophonic lunaphone e Zx Spectrum Orchestra), a orquestra – os fatos reforçam essa ideia de seriedade do projecto – é formada por músicos experientes como Laurence Hunt (Pram), Darren Joyce (Dreams of Tall Buildings), Mike Johnston (Plone, Mike in Mono e ZX Spectrum Orchestra), Michael Valentine West (Twiggy and the K-Mesons) e Chris Plant (Colour Burst).

Sobre o autor

Leave a Reply