Arquivo

80 por cento de indecisos na Guarda

PS parte com vantagem na Guarda. Carlos Pinto repete maioria na Covilhã

Se na Guarda é a percentagem de indecisos que marca esta sondagem, o mesmo não sucede na Covilhã. No que respeita ao perfil adequado para um presidente de Câmara, verificamos uma preponderância da competência (25,6 por cento), seriedade (23,6) e responsabilidade (16,4). Os covilhanenses apreciam ainda um autarca comunicativo (18 por cento), com poder de decisão (5,2) e liderança (4,3). A sinceridade, criatividade, flexibilidade ou ser activo são características que os inquiridos desvalorizaram.

Em relação às principais medidas que o próximo presidente da Câmara da Covilhã deve tomar, observamos que as obras municipais (32,3 por cento) e o o ambiente (23,5) são os aspectos mais urgentes para os covilhanenses. Já a economia é a preocupação mais efectiva para 15,3 por cento dos inquiridos. As outras medidas assinaladas são os transportes (12 por cento), a cultura (7,2) a acção social (6,1) e o desporto (3 por cento).

Clara é a escolha do candidato que deve ganhar as eleições. Segundo esta sondagem, os eleitores parecem não ter margem para dúvidas sobre o vencedor das autárquicas. Assim, 70 por cento dos inquiridos pensa votar no PSD, enquanto o PS se fica pelos 6 por cento, isto numa altura em que há ainda 20 por cento de indecisos. O facto do candidato do PSD, Carlos Pinto, ser o político mais facilmente reconhecido contribui sobremaneira para este resultado. Já o facto de Víctor Pereira ter pouca notoriedade e dos socialistas da Covilhã estarem a realizar uma pré-campanha pouco activa contribui para um resultado negativo do PS.

Oposição tem muito a fazer

Releva desta sondagem que, a menos de dois meses, os partidos da oposição têm muito trabalho a fazer. Na Guarda, com tantos indecisos, tudo poderá acontecer. Se é verdade que o PS parte em vantagem, os números indicam que com o decorrer da campanha tudo poderá ser invertido. Na Covilhã confirma-se o resultado de há quatro anos, com a oposição a ter que mostrar créditos nas próximas semanas.

Estudo de opinião realizado no Concelho da Guarda

Ficha Técnica

Segundo artº6 da Lei31/91 de 20 de Julho

Sondagem realizada telefonicamente pela REGIPOM nos dias 10, 11 e 12 de Agosto de 2005, tendo como objecto de estudo habitantes de ambos os sexos (25% de homens e 75% de mulheres), residentes no Concelho da Guarda, com idade compreendida entre os 18 e os 91 anos, com habilitações literárias e profissão distribuídas de forma representativa, de acordo com os indicadores do Instituto Nacional de Estatística, recenseados e subscritores de telefone da PT.

Foram feitas 151 entrevistas telefónicas, de forma aleatória, tendo como padrão de identificação de número de telefonemas a distribuição percentual dos eleitores do concelho, sendo o erro associado aos resultados apresentados de 3,6 % para um intervalo de confiança de 95 %.

Sondagem realizada para um grupo de jornais.

A responsabilidade técnica está a cargo de João Paulo Pereira.

Desta sondagem foi feito o depósito na AACS em 25 de Agosto de 2005

Estudo de opinião realizado no Concelho da Covilhã

Ficha Técnica

Segundo artº6 da Lei31/91 de 20 de Julho

Sondagem realizada telefonicamente pela REGIPOM nos dias 16, 17 e 18 de Agosto de 2005, tendo como objecto de estudo habitantes de ambos os sexos (31% de homens e 69% de mulheres), residentes no Concelho da Covilhã, com idade compreendida entre os 18 e os 90 anos, com habilitações literárias e profissão distribuídas de forma representativa, de acordo com os indicadores do Instituto Nacional de Estatística, recenseados e subscritores de telefone da PT.

Foram feitas 123 entrevistas telefónicas, de forma aleatória, tendo como padrão de identificação de número de telefonemas a distribuição percentual dos eleitores do concelho, sendo o erro associado aos resultados apresentados de 2,7 % para um intervalo de confiança de 95 %.

Sondagem realizada para um grupo de jornais.

A responsabilidade técnica está a cargo de João Paulo Pereira.

Desta sondagem foi feito o depósito na AACS em 29 de Agosto de 2005

Luís Baptista-Martins

Sobre o autor

Leave a Reply