Arquivo

62 mil euros para recuperar espaços naturais no Sabugal, Almeida e Foz Côa

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro adjudicou na semana passada 35 obras de recuperação ambiental. Dessas, 14 vão decorrer no concelho de Sabugal, três no município de Almeida e duas em Vila Nova de Foz Côa. O valor total destas intervenções atinge os 126 mil euros, dos quais cerca de 62 mil dizem respeito aos trabalhos a levar a cabo no Sabugal e Almeida.

No concelho do Sabugal, estão previstas obras em Vilar Maior, Vila do Touro, Vale das Éguas, Sortelha, Sabugal, Rendo, Quadrazais, Nave, Malcata, Forcalhos, Foios, Baraçal, Aldeia da Ponte e Aldeia Velha. Já em Almeida vão ser recuperados espaços em Monte Perobolço, Vale da Coelha e Freineda, juntando-se-lhes ainda um em Vila Nova de Foz Côa e outro na freguesia de Freixo de Numão. As intervenções a realizar estão essencialmente direcionadas para parques e jardins, adequação de bancos e praias fluviais e para a criação de rotas turísticas. Esta ação integra o projeto “Fronteira Natural”, com o qual a AECT Duero-Douro está a recuperar uma centena de espaços naturais em localidades da zona fronteiriça de Portugal e Espanha, num investimento superior a 800 mil euros.

O projeto é cofinanciado pela União Europeia e pelo FEDER em 600 mil euros, através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal (POCTEP) 2007-2013. Desta centena de espaços naturais, degradados pela ação humana, 80 vão ser recuperados mediante adjudicação por contrato de obras públicas e os restantes 20 serão através de ações de voluntariado ambiental.

Sobre o autor

Leave a Reply