Arquivo

45 mil pessoas passaram pela Feira das Tradições

Certame deu especial atenção ao granito de Pinhel e voltou a ser uma aposta ganha com mais um record de visitantes

Feira das Tradições e Atividades Económicas terminada e objetivo cumprido. O recorde de 40 mil visitantes foi ultrapassado este ano, um dos objetivos da autarquia, e está agora em 45 mil.

O granito cinza Pinhel foi o “rei” da XXIª edição, inspirando o desfile carnavalesco das crianças e um espaço na feira dedicado aos empresários. «Uma atenção há muito merecida», referiu o presidente da Câmara. Este recurso tem um peso significativo na economia da região, pois representa 10 por cento do volume de negócios do concelho, com cerca de 30 empresários, 40 unidades e mais de 200 postos de trabalho. O habitual colóquio do segundo dia foi também dedicado ao granito e teve a participação das três maiores associações de granito do país. Da sessão saiu a importância da certificação e a garantia de que «vamos trabalhar para que eles se juntem para certificar o granito cinza», afirmou Rui Ventura. O edil considerou mesmo que esta edição da Feira das Tradições pode ter sido «o empurrão que faltava» para alavancar as pedreiras do concelho e deixou à disponibilidade dos empresários «todo o apoio que precisarem», na parte burocrática e financeira, para que o granito cinza possa ser certificado.

O edil não de cansou de dizer e mostrar que «trabalhamos todos os dias para que surjam oportunidades para o desenvolvimento de Pinhel» e o certame foi exemplo disso mesmo. Este ano participaram cerca 200 expositores, Juntas de Freguesia, associações, artesãos, empresários do granito, produtores de vinho, mel, azeite e doces tradicionais, numa mostra de saberes e sabores locais que deu a conhecer aos milhares que por ali passaram o melhor que se faz na “cidade falcão”. Recheada de atividades, a feira, realizada no Centro Logístico, ficou ainda marcado pela assinatura do auto de consignação e lançamento da primeira pedra da futura piscina municipal coberta, uma empreitada com um prazo de 20 meses. Foram também assinadas as escrituras de compra e venda de dois lotes na zona industrial, que vão acolher empresas ligadas à área da aeronáutica com sede em França.

No maior certame de inverno da região a autarquia apresentou a aplicação móvel “Descubra Pinhel” e o Guia do Investidor. Dois recursos que pretendem apresentar Pinhel ao mundo, o primeiro para atrair turistas e o segundo para captar investimentos para o concelho. Na sexta-feira, o líder do PSD e ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho inaugurou a Feira das Tradições. Na ocasião, Pedro Passos Coelho sublinhou «o esforço que o município faz para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no concelho». Na sua opinião, «quanto mais soubermos atrair novos investimentos, pessoas de fora de Portugal que acreditem em nós e que queiram cá investir, mais conseguimos acrescentar futuro às nossas terras e ao nosso país». E Pinhel, no seu entender, é exemplo disso: «Se há mais gente a procurar Pinhel é porque oferecem uma cisão suficientemente atrativa», afirmou Passos Coelho.

Ana Eugénia Inácio Maior feira de inverno da região foi inaugurada por Pedro Passos Coelho

Sobre o autor

Leave a Reply