Termina amanhã o prazo para a candidatura à 3ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior na Universidade da Beira Interior. Para este concurso estão disponíveis 322 vagas distribuídas por 23 das 32 licenciaturas ministradas naquela instituição. Com este número, a UBI lidera a lista dos três estabelecimentos públicos de ensino superior na Beira Interior com mais vagas para a última chamada do ano lectivo 2005/2006.
Os cursos de Engenharia Civil e Informática lideram a lista com 42 vagas cada, seguidos por Optometria e Optotecnica (Física Aplicada), com 28, Engenharia Química (27), Língua e Cultura Portuguesas (21), Ciências do Desporto (19), Português e Inglês (16), Engenharia Mecânica, Engenharia Têxtil e Filosofia (15 cada), Engenharia Aeronáutica (14), Física e Química (ensino de), com 12, e Engenharia Electrotécnica (11). Abaixo destes cursos estão Português e Espanhol (oito), Arquitectura, Ciências da Comunicação e Engenharia Electromecânica com sete cada, Química Industrial (cinco), Marketing e Bioquímica, com três cada, e Gestão e Economia com duas vagas cada. Na área da saúde existe somente um lugar por preencher nesta terceira e última fase, a licenciatura em Ciências Biomédicas.
No Instituto Politécnico da Guarda, as candidaturas também terminam amanhã, em três das quatro escolas. A Superior de Educação (ESEG) é a que dispõe de mais vagas: 35 distribuídas pelos cursos de Comunicação e Relações Económicas (19), Animação Sociocultural (cinco), Professores do Ensino Básico 1º Ciclo e Desporto (quatro cada), Educadores de Infância (duas) e, por último, Comunicação e Relações Públicas, com apenas uma vaga. Já na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) são 60 os lugares disponíveis para este concurso. No topo da lista está a licenciatura em Engenharia Informática, com dez vagas, seguida por Marketing e Contabilidade e Auditoria (diurno), com seis cada. No patamar das cinco vagas figuram os cursos de Gestão, Contabilidade e Auditoria (nocturno), engenharias Civil, Topográfica e do Ambiente, Secretariado e Assessoria de Direcção e Tecnologias e Design de Equipamentos. Com apenas três vagas está o curso de Gestão de Recursos Humanos.
Com menos vagas estão as escolas superiores de Turismo e Telecomunicações (ESTT) e de Saúde. A primeira conta 28, entre as 18 do curso de Turismo e Lazer e as 10 de Tecnologias de Informação em Turismo. A segunda dispõe de apenas dois lugares vagos, nas duas licenciaturas em Enfermagem. De referir que, ao contrário das outras escolas, as candidaturas na ESTT decorrem até segunda-feira. Relativamente ao Instituto Politécnico de Castelo Branco, as candidaturas já terminaram na última segunda-feira e os resultados são afixados amanhã, dia em que também começam as matrículas, que se prolongam até ao dia 9. A instituição albicastrense dispunha de 240 lugares vagos, distribuídos pelas seis escolas.
Rita Lopes