Arquivo

18 milhões de euros do PRIME já foram investidos na Covilhã

57 projectos de todos os sectores de actividades aprovados desde Janeiro de 2002

O Programa de Incentivos à Modernização da Indústria (PRIME) – antigo Programa Operacional da Economia – já apoiou 57 projectos concelho da Covilhã com 18 milhões de euros desde Janeiro de 2002. Com o objectivo de reforçar a produtividade e a competitividade das empresas portuguesas e promover o desenvolvimento dos investimentos com potencial, o PRIME vai continuar a apoiar economicamente até 2006 os vários sectores da actividade (indústria, energia, construção, transportes, turismo, comércio e serviços), impulsionando o tecido empresarial e industrial.

A modernização das indústrias, a qualificação profissional e o estímulo de novas empresas e negócios são critérios do programa. A maior fatia do bolo foi para a Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior, que arrecadou 4,8 milhões de euros em três projectos. A Associação Nacional dos Industriais dos Lanifícios (ANIL) também obteve um incentivo acima dos três milhões de euros para três projectos de parceria, promoção do país e a internacionalização da economia e o reforço da capacidade associativa. Outros três projectos da Beiragás, a distribuidora de gás natural na Beira Interior, também foram contemplados pelo PRIME com um apoio na ordem dos dois milhões de euros. Na promoção do turismo, foram apoiadas a Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) com 95 mil euros e a Turistrela, que obteve um apoio de 1,5 milhões de euros para investimentos no ponto mais alto de Portugal estimados em 2,6 milhões de euros.

As indústrias têxteis e de confecções também não foram esquecidas na lista de apoios do PRIME e o Centro Tecnológico das Indústrias Têxteis e do Vestuário de Portugal (CITEVE) conseguiu financiamento na ordem dos 927 mil euros para três projectos. Já o CIEBI – Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior obteve um financiamento de 226 mil euros para um investimento de 268 mil euros. A Assec – Sistemas de Informação e Multimédia, Lda e a Assec Conmercial – Equipamentos de Escritório Lda conseguiu um financiamento de 47,5 mil euros e 34 mil euros, respectivamente. O PRIME apoiou ainda investimentos destinados à indústria alimentar e de restauração, empresas de consultadoria, de construção civil e obras públicas, material informático, livrarias e papelarias, associações de solidariedade social, entre outras pequenas iniciativas empresariais.

Sobre o autor

Leave a Reply