Arquivo

16 empresas do distrito da Guarda são PME Excelência

Volume de negócios, resultados líquidos e exportações aumentaram nestas unidades

O distrito da Guarda conta com 16 empresas distinguidas com o estatuto PME Excelência 2015, menos seis face ao ano anterior. Este galardão atribuído pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) e pelo Turismo de Portugal visa premiar as empresas predominantemente pequenas com um bom desempenho económico-financeiro e de gestão.

Entre as 1.509 empresas que constam a lista (menos 336 que no ano anterior), estão também 12 da Cova da Beira, mais quatro que no ano transato. Este ano o número de empresas selecionadas diminuiu, no entanto, o volume de negócios, os resultados líquidos e o volume de exportações aumentaram, adiantam os promotores. Segundo o IAPMEI, esta situação deveu-se à aplicação de critérios de seleção mais rigorosos e «não pela menos solidez e desempenho deste segmento de empresas». Em média, cada uma das distinguidas faturou mais de cinco milhões de euros, teve um resultado líquido de 448 mil euros e exportou 1,3 milhões de euros. As empresas do distrito da Guarda contempladas situam-se nos concelhos de Aguiar da Beira (1), Almeida (2), Guarda (2), Sabugal (2), Seia (5), Trancoso (2) e Vila Nova de Foz Côa (2). O seu ramo de negócios divide-se por quatro setores: comércio, transportes, indústria, agricultura e construção.

Já na Cova da Beira, o concelho da Covilhã tem seis empresas PME Excelência, estando as restantes seis sediadas no Fundão. Todas pertencem a setores do comércio, indústria e agricultura. O IAPMEI tem por missão promover a competitividade e o crescimento empresarial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial, nas empresas que exerçam a sua atividade nas áreas sob tutela do Ministério da Economia, designadamente das empresas de pequena e média dimensão.

Estatuto PME Excelência

O PME Excelência corresponde a um selo de reputação que permite às empresas distinguidas relacionarem-se com a sua envolvente (fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais) numa base de confiança facilitadora do desenvolvimento dos seus negócios. Para empresas exportadoras e com ambição internacional, o Estatuto PME Excelência é particularmente relevante, constituindo um fator de diferenciação e garante a solidez e idoneidade das empresas. Atualmente, a PME Excelência conta com 11 bancos parceiros: BIC, BPI, Banco Popular, Barclays, CGD, Crédito Agrícola, Millenium BCP, Montepio, Novo Banco, Novo Banco Açores e Santander Totta.

Sobre o autor

Leave a Reply