Arquivo

15 candidatos em condições de comprar Novo Banco

Dos 17 interessados que manifestaram interesse na compra do Novo Banco, dois foram excluídos pelo Banco de Portugal por falharem os requisitos de pré-qualificação.

O Banco de Portugal aguarda até dia 20 de março para que os 15 candidatos que reúnem condições possam avançar com propostas não vinculativas. Das manifestações de interesse entregues até dia 31 de dezembro de 2014, apenas duas ficaram pelo caminho.

A jogo estão então 15 entidades, das quais apenas se conhecem até agora sete, das quais cinco bancos e dois fundos. Chineses e espanhóis dominam para já o leque das ofertas conhecidas. Os restantes mantêm-se desconhecidos.

Na lista das 15 entidades admitidas à corrida encontram-se, como já era conhecido, o BPI, o Santander Totta, o Banco Popular, o BBVA e o Bank of China, assim como a gestora norte-americana Apollo Managment (que comprou a Tranquilidade) e o grupo empresarial chinês Fosun (que adquiriu a Fidelidade e a Espírito Santo Saúde, atual Luz Saúde).

A todas a entidades pré-qualificadas foi solicitado um acordo de confidencialidade. A segunda fase do processo de venda do antigo BES foi anunciada esta segunda-feira, tendo o Banco de Portugal enviado aos 15 candidatos dados como aptos «o caderno de encargos que estabelece o procedimento a seguir na fase de propostas não vinculativas e um memorando informativo contendo informação sobre o Novo Banco», lê-se no comunicado do supervisor.

Sobre o autor

Leave a Reply