Região

Detido por incêndio florestal no concelho da Mêda

Escrito por Luís Martins

A GNR deteve esta sexta-feira um homem de 28 anos por crime de incêndio florestal, no concelho de Mêda, quando procedia ao corte de eucaliptos com utilização de maquinaria pesada.

Segundo o Comando Territorial da Guarda, o suspeito foi detido por militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Pinhel após um alerta para a ocorrência. «Os elementos do NPA deslocaram-se de imediato para o local, onde constataram que o incêndio teve origem na realização do corte de eucaliptos com utilização de maquinaria pesada, que se descontrolou, consumindo cerca de 5.000 metros quadrados de vegetação», adianta a GNR em comunicado.

O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Foz Côa. A GNR lembra que as queimas de sobrantes são uma das principais causas de incêndios em Portugal e que em qualquer altura do ano é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem pedir autorização ou fazer comunicação prévia, sendo que, para evitar acidentes, devem ser seguidas as regras de segurança, estar sempre acompanhado e levar o telemóvel.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply