O conselho para evitar viagens de França para Portugal e Espanha foi, esta quinta-feira, transmitido pelo secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Clement Beaune.
Para o político francês a situação dos países ibéricos é «particularmente preocupante», de forma a que «nos próximos dias poderá haver um reforço das medidas” no âmbito das viagens.
Em entrevista ao canal de televisão France 2, Clement Beaune disse ainda que para «aqueles que ainda não reservaram as suas férias, evitem» Portugal e Espanha, especialmente a região da Catalunha.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto dos Santos Silva, já se manifestou quanto ao assunto e diz compreender a posição do governo francês de desaconselhar viagens não essenciais para Portugal, mas lembra que este conselho deve ser enquadrado com as decisões da UE quanto às viagens.
Quanto às viagens das pessoas que venham reunir-se com a família a Portugal, como é o caso dos emigrantes, Augusto Santos da Silva, relembra que se enquadram na classificação de viagens essenciais