O Desportivo de Trancoso e o Desportivo de Gouveia são os finalistas do Campeonato Distrital da Associação de Futebol da Guarda (AFG), cujo título será atribuído no sábado (17h30) no estádio municipal da cidade mais alta.
No domingo, a jogar em casa, os trancosenses tiveram que se aplicar para vencer o Sp. Celoricense, com o único golo da partida a ser marcado aos 90’ por Alfredo Dias. Já na sede do distrito, o vencedor do Guarda Desportiva-Gouveia foi encontrado no desempate por penáltis após a igualdade a uma bola registada no final do tempo regulamentar. Os visitantes adiantaram-se no marcador por Frederico Santana aos 40’, tendo os anfitriões empatado aos 65’ através de Daniel Aquino. Na “lotaria” final a sorte sorriu aos gouveenses, que marcaram cinco das sete grandes penalidades cobradas, e tiveram na baliza o herói da tarde, uma vez que o jovem guarda-redes Gabi, de apenas 17 anos, defendeu por três vezes no frente a frente com os guardenses, que apenas marcaram quatro penáltis.
A meio da semana, o fator casa foi determinante para apurar os semifinalistas da prova, já que o Trancoso derrotou o Pinhelenses por 2-0, o mesmo resultado alcançado pelo Sp. Celoricense frente ao Vila Franca das Naves, enquanto o Guarda Desportiva ganhou 2-1 ao Fornos de Algodres, tal como o Gouveia na receção ao Soito. Esta quarta-feira (21 horas), Guarda Desportiva e Sp. Celoricense disputam o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares no Campo Dr. José Vilhena de Carvalho, na Mêda. No “Grupo de Prata”, o Estrela de Almeida e o Aguiar da Beira vão disputar a final agendada para esta sexta-feira (21 horas), no estádio municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. A equipa raiana derrotou o Foz Côa por 3-0 e os cabicancas venceram o Freixo de Numão por 1-0. O encontro para o terceiro e quarto lugar deste grupo terá lugar no municipal de Vila Nova de Foz Côa, no sábado (21 horas), e será um dérbi local entre o Foz Côa e o Freixo de Numão.