Região

Concurso de Vinhos da Beira Interior com «qualidade crescente»

4b
Escrito por Jornal O INTERIOR

Provas da 14ª edição tiveram lugar na semana passada e destacaram-se pelo aumento do número de participantes

A 14ª edição do Concurso de Vinhos da Beira Interior teve lugar na passada quarta e quinta-feira no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda.
Organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), o evento contou com a participação de 83 vinhos, todos certificados com Denominação de Origem Controlada (DOC) Beira Interior ou com Indicação Geográfica (IG) Terras da Beira, de 31 produtores.
Este ano «o que sobressaiu é que as qualidades gerais dos vinhos da Beira Interior têm estado num patamar muito elevado, por isso há expectativa de haver muitas medalhas», adianta o presidente da CVRBI. Além disso, Rodolfo Queirós destacou «a excelência» do painel de jurados, composto por especialistas de todo o país. «São pessoas muito experientes em concursos, enólogos, jornalistas da especialidade e, portanto, dessa parte estamos completamente garantidos», afirmou o responsável a O INTERIOR. O júri foi novamente presidido pelo crítico Aníbal Coutinho e incluiu sete homens e sete mulheres que efetuaram as provas cegas que vão ditar a classificação final dos vinhos.
Para Aníbal Coutinho, os néctares da Beira Interior têm «enorme personalidade, uma excelente frescura, são muito gastronómicos. Eu costumo dizer que isto aqui é uma pérola a descobrir, encaixada entre regiões que são muito importantes», pelo que augura um «futuro muito risonho para os vinhos desta região». Pela segunda vez, a CVRBI voltou a apostar na avaliação das mulheres e, além dos prémios habituais, haverá distinções específicas para as escolhas das juradas. «Isto é uma ideia que não é nada sexista, antes pelo contrário, dá mais visibilidade ao papel da mulher na sociedade em geral e no setor dos vinhos, em particular», justificou Rodolfo Queirós.
No ano passado, a Quinta da Biaia de Figueira de Castelo Rodrigo foi a grande vencedora ao conquistar três medalhas de ouro e o título de melhor vinho da Beira Interior. Este ano, a cerimónia de entrega de prémios será realizada a 3 de julho, em Pinhel, atual Cidade do Vinho.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply