A tomada de posse de Mário Raposo e respetiva equipa reitoral da Universidade da Beira Interior (UBI) decorreu no passado dia 8, no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde.
Mário Raposo é o quinto reitor da UBI e, entre os principais objetivos para este mandato, destacou a importância de estabelecer um envolvimento com toda a região, nomeadamente «os hospitais e centros de saúde, as ordens profissionais, os Institutos Politécnicos da Guarda e de Castelo Branco, as escolas secundárias, instituições do terceiro setor, os centros tecnológicos, associações empresariais, culturais, artísticas e recreativas, empresas individuais dos vários setores de atividade». O novo reitor desafiou também o Governo a estabelecer um orçamento «mais justo e equitativo» para a universidade, pois «o orçamento atribuído deverá refletir a realidade daquilo que a UBI é hoje», defendeu.
O sucessor de António Fidalgo dedicou a última parte do seu discurso aos estudantes, assumindo que a ação social da UBI «tem como objetivos promover apoios sociais aos estudantes carenciados e proporcionar-lhes as melhores condições de estudo através da prestação de serviços como alojamento, alimentação, serviços de saúde e apoio a atividades desportivas e culturais». A cerimónia contou ainda com as intervenções do reitor cessante, do presidente da Associação Académica, Ricardo Nora, e do presidente do Conselho Geral, Hugo Carvalho. António Fidalgo deixou um agradecimento à sua equipa reitoral, aos professores e funcionários com quem trabalhou: «Todo o estímulo, apoio e amizade que tive durante estes oito anos não foram comprados ou negociados, foram uma graça e daí estar eu agradecido», afirmou.
Por sua vez, Ricardo Nora destacou o facto de ser a primeira vez que um presidente da AAUBI discursa na tomada de posse de um reitor, considerando que «este é um sinal claro do caminho que se tem e que se quer continuar a traçar, onde os estudantes são o elemento fundamental na construção de uma universidade completa e que corresponde às expetativas que a sociedade deposita nela». Por último, o presidente do Conselho Geral, Hugo Carvalho, endereçou um agradecimento a António Fidalgo e felicitou o seu sucessor para o mandato que se segue. «Estou certo que será de acordo com a vontade desta academia que representará a Universidade da Beira Interior», sublinhou.
À saída da cerimónia, cerca de 15 estudantes manifestaram-se por «um ensino gratuito, justo, democrático e de qualidade», como se podia ler na faixa que exibiam.
Quem é a equipa de Mário Raposo?
A nova equipa reitoral é composta por seis vice-reitores: José Carlos Páscoa Marques, responsável pela área da internacionalização, relação com a sociedade, território e atividades económicas, planeamento estratégico, projetos institucionais e coordenador do gabinete Erasmus e UBI medical; Helena Maria Baptista Alves, afeta à área de ensino, assuntos académicos e inovação pedagógica, gabinete de estágios e empreendedorismo, Alumni e Gabinete de Relações Públicas; Joaquim Mateus Paulo Serra, responsável pela área dos concursos de docentes e atos académicos, recursos humanos, avaliações no âmbito do RAD e do SIADAP, sociedade e cultura; Amélia Maria Cavaca Augusto, afeta à área do gabinete de qualidade, sistema interno de garantia da qualidade, avaliação institucional e acreditação, responsabilidade social e objetivos de desenvolvimento sustentável, ação social e voluntariado; Silvia Cristina da Cruz Marques Socorro, afeta à investigação científica, inovação e desenvolvimento; e por fim, Sílvio José Pinto Simões Mariano, responsável pela área do planeamento edificado e infraestruturas, sustentabilidade e eficiência energética, universidade saudável e serviços técnicos.
Para além dos vice-reitores, a equipa conta ainda com dois pró-reitores: Anabela do Rosário Leitão Dinis, responsável pela área financeira, e Pedro Ricardo Morais Inácio, responsável pela universidade digital.