Sociedade

Bênção das Pastas dos finalistas do IPG no estádio municipal

6
Escrito por Jornal O INTERIOR

Para a cerimónia estão inscritos 230 finalistas e perto de 800 familiares e amigos, ou seja, cerca de quatro pessoas por estudante

A Associação Académica da Guarda (AAG) decidiu voltar a organizar a cerimónia da Missa de Finalistas e Bênção das Pastas dos alunos do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). A cerimónia vai decorrer este domingo, no Estádio Municipal da cidade mais alta.
O local do evento é diferente do habitual devido às condições necessárias pelas autoridades de saúde para decorrer em segurança devido à pandemia. «Esta alteração deve-se ao facto de garantirmos o distanciamento entre finalistas e familiares, o que no campus não nos era possível. No estádio conseguimos ter os finalistas no relvado e os familiares devidamente distanciados nas bancadas», adianta o presidente da AAG, Pedro Lopes. E apesar de continuar a haver algumas restrições e a Covid-19 não ter ainda passado totalmente, «sabemos que muitos destes estudantes passam pela Guarda e grande parte deles vai fazer o seu percurso profissional fora daqui, pelo que era um adeus sem uma cerimónia que marcasse essa despedida. E então achamos que esta cerimónia era necessária», sublinha o dirigente.
Pedro Lopes garante que o evento irá cumprir «todas as regras» de segurança. «Haverá diversas entradas e variadas horas de chegada de finalistas e familiares», exemplifica. Um dos critérios também exigidos para participar na bênção é a «apresentação de um teste negativo por parte de todos os finalistas», revela o presidente associativo. Para agregar aos festejos, a AAG vai realizar na noite desta quarta-feira a Monumental Serenata que vai acontecer no campus do IPG e não na Sé, como habitualmente, o que deixa o representante dos estudantes desagradado: «Não nos foi permitido na Sé, o que é algo incompreensível por parte das entidades locais. Ainda há pouco tempo assistimos à apresentação de uma candidatura política na Praça Velha e depois este tipo de eventos, que são preponderantes para a economia local, não os permitem. Mas quem perde é também a cidade», lamenta o responsável.
Apesar de ser um ano atípico e de a Associação Académica guardense não ter conseguido muitas receitas, a AAG «está a fazer o esforço para que isto seja facilitado aos nossos estudantes, de modo a que não tenha qualquer custo para os finalistas que queiram participar», declara Pedro Lopes. As inscrições terminaram no passado sábado e inscreveram-se 230 finalistas e mais de «800 e poucos familiares, cerca de quatro pessoas por finalista». As inscrições para a bênção das pastas foram abertas também aos finalistas do ano passado, que não o puderam fazer devido à pandemia, e chegou a ponderar-se que a cerimónia pudesse ser repartida por dois dias, porém, dado o número de estudantes inscritos, esse procedimento não foi necessário. «Quisemos abrir esta janela de oportunidade para quem foi impedido de o fazer no ano passado devido à pandemia, de forma a que esta cerimónia permitisse a todos fazerem a sua despedida do IPG e, nalguns casos, da cidade», acrescenta Pedro Lopes.

Sobre o autor

Jornal O INTERIOR

Leave a Reply