Arquivo

Montanhistas da Guarda nos Alpes franceses

Comitiva de 45 sócios do Clube de Montanhismo deixa a cidade na madrugada de sábado rumo a Chamonix

A localidade de Chamonix, nos Alpes franceses, a cerca de 4.800 metros de altitude, vai acolher na próxima semana uma comitiva de perto de meia centena de montanhistas da Guarda para ali desenvolverem várias actividades. Ao todo, são 45 os sócios do Clube de Montanhismo da Guarda (CMG) que aceitaram o desafio de participar neste “Regresso aos Alpes”, designação da iniciativa integrada nas comemorações dos 20 anos sobre a expedição “Alpes 1985”. A comitiva sai da cidade mais alta na madrugada de sábado e deverá montar acampamento no domingo.

É «mais uma actividade marcante na história» da colectividade guardense, tanto que «nunca um clube em Portugal conseguiu levar tanta gente aos Alpes num grupo organizado, e é de realçar que é para fazer actividades e não para passear», frisa João Adaixo, presidente do CMG. É que os 45 participantes constituem o «número ideal» por questões de transporte e do material que é necessário levar para o local do acampamento. De resto, dado as inscrições serem limitadas, foram várias as pessoas que «ficaram de fora» porque deixaram passar a data limite para o efeito e também porque «não há capacidade logística» para poder viajar mais gente. Aliás, os sócios do clube, que tiveram preferência nas inscrições, preencheram todas as vagas disponíveis, sendo que a maior parte dos associados é oriunda da região da Guarda, mas também há «de outras zonas do país», sublinha. As actividades a realizar neste “Regresso aos Alpes” serão de livre iniciativa, mas com especial incidência para as ascenções em alta montanha, a escalada e os percursos pedestres, indica João Adaixo. Nesse sentido, todos os participantes têm que ser portadores de licença federativa, com o respectivo seguro válido.

A actividade, que conta com o apoio da Câmara da Guarda, começa sábado e vai decorrer até dia 7, domingo da próxima semana que assinala o regresso à cidade. Situada junto à fronteira com a Itália e a Suíça, Chamonix está localizada nos Alpes do Norte, no sopé do famoso Mont Blanc, o pico mais alto da Europa e o berço do turismo de montanha. A vila é considerada a capital dos Alpes de Verão, sendo um ponto de encontro de todos os amantes da montanha e da Natureza que ali encontram todas as condições para umas férias inesquecíveis. Chamonix é também uma das mais antigas estâncias de esqui europeias, tendo sido palco dos primeiros Jogos Olímpicos de Inverno. Constituída por edifícios que reflectem a sua história, de hotéis construídos no início do século XX a modernos “chalets”, a localidade tem uma população de 10 mil pessoas de 40 nacionalidades diferentes. Chamonix propõe ainda uma grande variedade de alojamentos, lojas, restaurantes e bares, sendo igualmente famosa pela sua animção.

Ricardo Cordeiro

Sobre o autor

Leave a Reply