Arquivo

Bissau e Covilhã estudam geminação

Presidente da capital guineense esteve na Covilhã para conhecer investimentos ambientais

A Covilhã vai assinar em breve vários protocolos de colaboração com o município de Bissau, com vista ao desenvolvimento da capital guineense, nomeadamente na requalificação de espaços verdes e dos resíduos sólidos urbanos.

A decisão foi anunciada na última sexta-feira, após uma visita do presidente daquele município africano, José Mário Vaz, para conhecer as soluções da autarquia covilhanense naquelas áreas. Além disso, prevê-se ainda um acordo de geminação entre os dois municípios e uma visita dos responsáveis covilhanenses a Bissau.

A visita de José Mário Vaz inseriu-se no âmbito dos contactos estabelecidos entre as autarquias portuguesas com países de língua oficial portuguesa, principalmente através da União das Cidades Capitais Língua Portuguesa (UCCLA) onde a Câmara de Lisboa é a maior apoiante. Apesar de não poder garantir um apoio financeiro, como o da Câmara de Lisboa, Alçada Rosa assegurou «uma pequena ajuda», sobretudo em termos logísticos e de experiência. E isto porque, no seu entender, «todos deveremos ter a obrigação moral de ajudar estas nações para que tenham um caminho muito mais fácil», apontou. José Mário Vaz acredita que a Guiné-Bissau pode «ganhar muito com a experiência da Covilhã», afirmando-se bastante «impressionado» com o desenvolvimento do município nas zonas verdes. Mas para Alçada Rosa, também a Covilhã poderá retirar «mais-valias» desta geminação com Bissau, nomeadamente em termos «cultural e étnicos».

A acompanhar a visita esteve ainda Ferreira de Almeida, representante da UCCLA, que salientou a necessidade dos municípios portugueses «congregarem esforços» para «ajudar Bissau a dar os primeiros passos de desenvolvimento». Além do tratamento dos resíduos sólidos, a cidade guineense necessita igualmente de levar a cabo a ampliação da escola. Além das instalações dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) da Covilhã, a comitiva guineense também visitou diversas infraestruturas, como o Parque Industrial do Canhoso – onde está o eco-centro –, canil municipal, Jardim do Lago e complexo desportivo.

Sobre o autor

Leave a Reply