A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um homem, no concelho de Gouveia, por suspeita da autoria de três crimes de incêndio florestal ocorridos na quinta-feira.
Segundo o Departamento de Investigação Criminal da Guarda, os fogos foram deflagrados «entre as 20 e as 21 horas, junto à estrada que liga as localidades de Arcozelo da Serra e Ribamondego», tendo o indivíduo sido detido com a colaboração da GNR de Gouveia.
«O suspeito, aparentemente motivado por interesses de pastoreio, terá ateado os incêndios recorrendo a chama direta, fazendo uso de isqueiro que transportava e que lhe foi apreendido, colocando fogo em pasto e mato, em três pontos distintos e numa linha continua, junto a estrada, apesar das altas temperaturas, da baixa humidade dos combustíveis e do vento que se fazia sentir, bem como das recomendações e alertas das Autoridades de proteção civil», refere a PJ em comunicado enviado a O INTERIOR.
O detido é um pastor com antecedentes criminais por crimes da mesma natureza e vai ser presente a tribunal esta sexta-feira.