Arquivo

Rui Moreira na frente para liderar lista do PS na Covilhã

Santos Silva e Jorge Patrão são outros nomes “fortes”, mas candidato só será escolhido consoante a decisão de Carlos Pinto

Rui Moreira, presidente da Adega Cooperativa da Covilhã, tem sido uma das personalidades mais apontadas para liderar a lista do PS à Câmara da Covilhã nas próximas autárquicas. O reitor da Universidade da Beira Interior, Santos Silva, e Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela, são outros nomes “fortes” em cima da mesa.

Mas para já, a preferência do PS parece recair sobre Rui Moreira, segundo apurou “O Interior”. Com 47 anos, o engenheiro agrónomo é amigo pessoal de José Sócrates e foi director regional da Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior (DRABI) durante o Governo de António Guterres e presidente da Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal (Fenadegas). «Não sou candidato a nada», disse Rui Moreira a “O Interior”, uma vez que apenas tem ouvido rumores que o seu nome tem sido falado no PS da Covilhã. Mas, apesar de ainda não ter sido formalizado um convite, o engenheiro não se exclui e admite «pensar no assunto», até porque não costuma «fugir aos desafios», diz. «Não digo nem que sim nem que não. E também não sou daqueles que diz “desta água não beberei”», acrescenta, deixando no ar a possibilidade de aceitar o repto caso seja essa a escolha do partido. É que acima de tudo «importa escolher o candidato com mais condições para efectuar uma boa campanha no concelho», aconselha.

Sem querer entrar em pormenores, Victor Pereira, presidente da concelhia PS, refere apenas que há «vários nomes» a serem ponderados e garante que o escolhido – um «candidato forte para ganhar a Câmara da Covilhã» – será revelado até ao final do mês. O certo é que a escolha dos socialistas será fortemente influenciada pela recandidatura ou não de Carlos Pinto, que lidera o executivo há sete anos e obteve em 2001 uma maioria confortabilíssima. O edil ainda não revelou qual vai ser a sua posição, mas o PS tem consciência que esta será uma «batalha difícil» face à «forte presença e obra feita» que o autarca social-democrata tem realizado na Covilhã desde que reconquistou a Câmara a Jorge Pombo, outro dos nomes referenciados nas estruturas socialistas e na cidade. Já Santos Silva é o “homem forte” da UBI, tendo sido um dos maiores impulsionadores do seu crescimento. É reitor desde 1995 depois de uma série de anos como vice-reitor no mandato de Passos Morgado. Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico (IST) de Lisboa, encontra-se actualmente no seu terceiro mandato consecutivo. Por sua vez, Jorge Patrão, irmão de Luís Patrão, chefe de gabinete de José Sócrates, mantém-se como presidente da RTSE desde 1998, tendo sido também vereador na Câmara da Covilhã no mandato de Jorge Pombo. É amigo de José Sócrates desde a juventude e foi um dos grandes responsáveis pela “conversão” do actual primeiro-ministro à Juventude Socialista e ao PS, já que Sócrates começou por ser militante da JSD da Covilhã.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply