“Todos vão querer desbancar”, anuncia o slogan publicitário da grande final do Campeonato Nacional da Língua Portuguesa, promovido pela a SIC Notícias, o “Expresso” e o “Jornal de Letras”. A última etapa deste concurso está aí e vai contar com a participação de 194 finalistas, dos mais de três mil participantes que passaram à segunda fase. No distrito da Guarda foram apurados, até à data, sete concorrentes. Mas a lista dos finalistas poderá aumentar, visto que alguns candidatos apurados para a segunda fase, ainda se encontram a realizar um teste suplente. Ao contrário de António Simão, Carlos Amaral, Diogo Cruz, Diogo Martins, João Santos e Susana Wesling, que já estão convocados para a final. Curiosamente, todos têm menos de 15 anos e são de São Romão, Seia.
No próximo dia 12, a partir das 17 horas, seja ou não concorrente, todos vão poder acompanhar em directo na SIC Notícias, com apresentação de Bárbara Guimarães, a festa da grande final e a consagração dos vencedores. O evento terá lugar no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Os portugueses serão convidados a ser parte activa do evento, fazendo um ditado que vai ser corrigido instantaneamente para que todos possam verificar os erros cometidos. Esta prova é constituída por um texto original elaborado pela comissão técnico-científica do campeonato. A outra diz respeito a um questionário de múltipla escolha. «Trata-se de uma iniciativa inédita em Portugal, inspirada na defesa e bom uso, bem como no gosto pela Língua Portuguesa», refere Mónica Balsemão, responsável pela iniciativa e coordenadora de grandes projectos do “Expresso”. Ao aproximar-se da meta final, a responsável congratula-se com o sucesso do campeonato, cujos resultados estão à vista: «Participaram mais de 16 mil concorrentes que aceitaram pôr à prova os seus conhecimentos sobre a nossa língua», indica.
Os vencedores terão direito a vários prémios de carácter didáctico, oferecidos pela Porto Editora, enquanto todos os finalistas receberão um Dicionário Académico da Língua Portuguesa e ainda um título da colecção “Mundo das Letras”. O primeiro lugar de cada categoria ganha ainda uma viagem ao Egipto, durante a qual poderá visitar a Biblioteca de Alexandria. O Campeonato Nacional da Língua Portuguesa, que conta também com a participação dos 17 jornais regionais da Rede Expresso, incluindo “O Interior”, é uma iniciativa cujo mérito e interesse público foram reconhecidos pelos ministérios da Educação e da Cultura. A Comissão de Honra é presidida por Francisco Pinto Balsemão (presidente do Grupo Impresa) e vice-presidida por Artur Santos Silva (presidente do Conselho de Administração do BPI) e integra também Rui Vilar (presidente da Fundação Gulbenkian), Guilherme d’Oliveira Martins (presidente do Centro Nacional de Cultura), Maria do Carmo Seabra (Ministra da Educação), Maria João Bustorff (Ministra da Cultura), Simonetta Luz Afonso (presidente do Instituto Camões) e Vasco Teixeira (administrador da Porto Editora). Já o júri é formado por uma Comissão Consultiva, de que fazem parte Diogo Pires, Edite Estrela, Eduardo Prado Coelho, Fernando Dacosta, Manuel Alegre, Vasco Graça Moura, entre outros, e por uma Comissão Técnico-Científica (António Osório, Luísa Mellid-Franco, entre outros).
Patrícia Correia