Arquivo

Queijo da serra é o rei do Carnaval na região

Em Seia vai ser criada a Confraria dos Produtores e Amigos do Queijo Serra da Estrela

Celorico da Beira, Gouveia e Seia apostam este fim-de-semana num Carnaval onde o rei da festa é o queijo da Serra. Depois de feito, é hora de provar o produto regional mais famoso da Estrela, condimentado com muita folia. O Carnaval é uma época de ouro para os concelhos serranos promoverem os seus produtos regionais e lá estão associados à festa o mel, o vinho, o javali, os enchidos, o cão da serra e muita música. De amanhã até terça-feira, as feiras multiplicam-se um pouco por toda a região, com excepção do município de Fornos de Algodres que optou pelo dia 13 de Fevereiro. Com designações diferentes, festa ou feira, e animações diversas, o objectivo é o mesmo: promover o afamado queijo da Serra da Estrela, para bem dos pastores e produtores da região.

O itinerário começa amanhã em Celorico da Beira com a Feira de Saberes e Sabores, que se prolonga até segunda-feira. Na autodenominada “Capital do Queijo Serra da Estrela”, a azáfama começa logo pela manhã com o tradicional leilão de queijo, seguido de um desfile de Carnaval pelos mais pequenos do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira. À tarde, a prova do queijo será acompanhada pelo Grupo de Concertinas e Desgarradas e à noite sobe ao palco do Centro Cultural o espectáculo de revista “Vira o Disco e Toca a Mesma”, da Companhia do Teatro Sá da Bandeira. O sábado é dedicado à animação infantil e juvenil. A partir das 15 horas têm lugar as actividades radicais, como “paintball”, escalada e “peddy paper”, sendo o serão reservado para a música com Afro São Pedro, Tina T e Claudisabel. O folclore chega no domingo, com uma tarde cheia de actuações. O último dia do certame celoricense reserva música cubana e um baile de máscaras no Centro Cultural. Em Gouveia, a Festa do Queijo começa no sábado e termina terça-feira, com a Queima do Entrudo. A tradicional montaria ao javali decorre no primeiro dia, enquanto o espectáculo de humor “Conversas à solta”, de Raul Solnado, está em cena no Teatro-Cine. O ponto alto da festa acontece no domingo, com as matinais provas do queijo no Mercado Municipal e o cortejo carnavalesco dedicado ao queijo. Na segunda-feira há um concurso de máscaras no pavilhão gimnodesportivo e na tarde seguinte um espectáculo de pirotecnia.

A Feira do Queijo de Seia acontece, como todos os anos, no sábado de Carnaval e à semelhança de edições anteriores conta com mostras de queijo, mel, artesanato, ovinos, vinhos e até dos pachorrentos cães Serra da Estrela. A novidade deste ano reside na criação da Confraria dos Produtores e Amigos do Queijo Serra da Estrela, cuja entronização dos confrades se realiza durante a manhã e à qual se segue uma prova de queijo. Ao todo, a organização espera mobilizar cerca de 100 pastores e queijeiras do concelho, cerca de 50 apicultores, outros tantos artesãos e criadores de cães e criadores de ovinos. Para além da animação de rua, com actuação de filarmónicas e ranchos folclóricos, a feira, que decorre nas imediações do Mercado Municipal, contará com um concurso de doces tradicionais, promovido pela Escola Profissional da Serra da Estrela, e várias exposições.

Patrícia Correia

Sobre o autor

Leave a Reply