Arquivo

Agora escolha

Menos que Zero

Falta exactamente um mês para as eleições. As opções de voto são muitas, mas o panorama não é nada animador.

O PSD parece um saco de gatos. Num puro exercício de autodestruição, os sociais-democratas contradizem-se, enganam-se e tentam negar as evidências. As gaffes sucedem-se, os humoristas rejubilam: “Com este Governo, as anedotas escrevem-se sozinhas”, dizem os profissionais do humor.

A previsível derrota do PSD está a deixar os humoristas preocupados, mas parece-me que não vale a pena. Porque no PS as coisas só correram bem até o líder começar a falar. Assim que Sócrates quebrou o silêncio, os humoristas suspiraram de alívio. Claramente inspirado numa das teorias basilares do futebol, Sócrates continua na senda da mais pura tradição Santanista: o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira e vice-versa. Por isso, caso o PS ganhe os humoristas continuarão a ter a vida facilitada.

Raramente estou de acordo com as palavras dos dirigentes sociais-democratas e ainda é mais raro concordar com os socialistas. Mas quando na semana passada se acusaram mutuamente de serem uns trapalhões, dei comigo a concordar com ambos.

O PCP continua igual a si próprio. O ideal que perseguem pode estar 80 anos desactualizado, mas pelo menos são coerentes e mantêm a mesma linha de rumo.

O PP abandonou o registo populista e adoptou uma postura de Estado. Em terra de cegos quem tem olho é rei. Em terra de trapalhões quem tem bom-senso destaca-se. Resta saber até quando o PP vai aguentar esta estratégia.

Ao contrário do que é habitual, o Bloco de Esquerda tem feito uma pré-campanha muito discreta. A verdade é que os criativos do Bloco têm a vida dificultada. As suas campanhas recorrem ao humor e a um par de conceitos esquerdistas retirados do fundo do baú da História. No campo do humor foram ultrapassados pelo PS e pelo PSD. No campo ideológico foram suplantados por Jerónimo Sousa. Restam-lhes os votos da esquerda chique.

A campanha ainda não começou, mas creio que vai ser uma das mais duras de sempre. A maioria absoluta do PS pode estar por um fio e dependerá apenas do desempenho de Santana e Sócrates. As trapalhadas de um e de outro ditarão quatro anos de estabilidade, ou mais quatro de estagnação.

Por: João Canavilhas

Sobre o autor

Leave a Reply