“A ingratidão é a porta por onde saem aqueles, a quem o reconhecimento embaraça.”
“Quanto mais a indulgência se prodigalisa, mais os costumes se corrompem.”
Conselheiro José Joaquim Rodrigues de Basto – 1854.
Valha-nos Deus, mais São Jorge, São Cristóvão, Santo António, São Pedro, Santa Eugénia, Santa Margarida, mais outros Santos cujo nome não me ocorrem de momento, para evitar que o PPD/PSD consiga evitar a maior “BANHADA” da história politica da Região, dos últimos trinta e um anos de Democracia Portuguesa.
Pelo cenário actual prevemos que aquela força política consiga apenas eleger um Deputado nas próximas eleições legislativas.
Explicamos porquê:
1º – Se verificarmos com atenção, SEIS dos candidatos, mais o “Mandatário”, são da “Comunidade Intermunicipal Beira Centro (?)”, TRÊS da “Comunidade Urbana das Beiras” e um que talvez seja da Comunidade da “LAPA”, pois não se dá bem com os da Comunidade da “Gandarinha”, local onde habita o Império da Comunicação Social, alguns frustrados da política, bem como alguns dos famigerados comentadores dos nossos “quadrados” televisivos.
Começa aqui o folhetim do disparate Regional, pois os cérebros políticos colocaram em segundo lugar o prestigiado político e autarca CARLOS PINTO, o mesmo que, quando tinha “a criança” “Comunidade das Beiras” na incubadora, levou cacetadas, bofetadas e cuspidelas por parte dos que hoje já não pertencem à nossa Comunidade, tendo assim optado por deixarem de ser BEIRÕES. Mas, mesmo assim não desistem de tentar em mandar nos destinos “dos de cá”. Safa, já é Sina!!!
2º – Ora perante tais realidades, os militantes e simpatizantes do PPD/PSD, bem como os independentes de direita e do centro, do concelho da Covilhã não irão cair no disparate de deixar partir Carlos Pinto para a molhada humana do blá-blá estéril que é o hemiciclo de São Bento, deixando a Câmara Municipal a navegar, mais uma vez, à bolina.
É certo que Carlos Pinto comete erros, tem por vezes atitudes que não agradam a muita gente de bem, mas a VERDADE é que apesar dos seus defeitos (quem os não tem?) conseguiu dar “ALMA” ao concelho da Covilhã, apresenta trabalho que se pode constatar na obra realizada e, se mais não ajuda os seus “vizinhos”territoriais, talvez seja porque “os de lá” devem ter inveja e “só se lembram de Santa Bárbara quando fazem trovões”.
3º- Como é óbvio, para que Carlos Pinto se candidate de novo nas próximas autárquicas (com uma equipa refrescada) o “POVO” votante da Covilhã atrás referido terá de votar em peso no CDS/PP (parceiro do Partido no Governo e que já tem um acordo firmado para coligação pós-eleitoral com o PPD/PSD) evitando desse modo a eleição do numero dois da lista, o que certamente se conseguirá com a soma dos votos do Partido Socialista, da CDU, do Bloco de Esquerda e com a Abstenção que se prevê atinja um número recorde.
Com este cenário, o líder politico da “Comunidade Intermunicipal Beira Centro”(?) colocará apenas um Deputado, que por sinal vem de Lisboa. Não haverá “Santos” que lhe valha.!!!!
Assim, a Covilhã continuará a ter um bom Político e Autarca à frente dos seus destinos, com a vantagem da nossa “Comunidade Urbana das Beiras” ter pés para andar no trilho do desenvolvimento e da produtividade que os verdadeiros Beirões tanto desejam e necessitam.
Será que a “previsão” está errada?
Talvez. Tudo dependerá dos habitantes do Concelho da Covilhã, que bem podem e devem meditar no risco de não acreditarem na nossa “previsão”…. E, por favor, não pensem que pertenço ao grupo dos pessimistas. Pelo contrário, procuro é andar com os pés bem assentes na terra e não me deixar envolver em fantasias e “Histórias de Rodriguinhos” que a nada conduzem, a não ser ao disparate formatado pelos bem pensantes de algumas das “Tribos” que por aí proliferam e vão, aos poucos, dando cabo deste nosso Portugal.
Até Fevereiro, meus Amigos.
Por: António Moraes