Alunos da licenciaturas de Ciências da Cultura e Ciências da Comunicação da Universidade da Beira Interior agendaram dois eventos para apoiar a candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura de 2027.
“17 Municípios do Alto da Cultura” é a primeira iniciativa e terá lugar dia 24 na Parada da UBI onde será realizada uma pintura coletiva por artistas da Covilhã, uma instalação de feltragem artística de Ana Gonçalo e uma performance de dança pela Academia de Música e Dança do Fundão. A jornada termina com uma dramatização do poema “O Mito de Conceição” e a atuação do “Coletivo Foice”. O segundo evento é promovido no dia 30 pelos alunos de Ciências da Comunicação e designa-se “Dispers’ARTE”, tendo o cinema como temática dominante. Nessa noite serão exibidas curtas-metragens que remetem para o tema da candidatura – a “Diáspora” –, nomeadamente “Os Salteadores”, de Abi Feijó; “Água Mole”, de Laura Gonçalves e Xá; “21 da Rua da Esperança”, de Luís Batista; e “Da Meia Noite pró Dia”, de Vanessa Duarte.
Após a sessão haverá um encontro com os realizadores Laura Gonçalves e Luís Batista, antes do concerto do projeto musical “Homem em Catarse”. Ao longo da atividade também será feita uma pintura ao vivo por Helénio Mendes.